Início CULTURA CARTAXO – Animais saem à rua para fazerem valer os seus direitos

CARTAXO – Animais saem à rua para fazerem valer os seus direitos

piriA APAAC convidou toda a população para uma caminhada que trouxe às ruas do Cartaxo muitas pessoas, mas estas apenas vieram por acréscimo – na verdade, a festa era para os seus amigos e amigas, para aqueles que os acompanham todos os dias – os seus animais de estimação.
A Rua Batalhoz, no Cartaxo, recebeu a marcha em nome dos direitos dos animais que a Associação de Proteção aos Animais Abandonados do Cartaxo (APAAC), organizou no dia 3 de outubro. Logo a partir das 10h00, animais e donos começaram a juntar-se para iniciar a celebração do Dia Mundial do Animal. Gatos, cães, iguanas, porcos da índia e periquitos juntaram-se na Praça 15 de Dezembro, numa concentração que quis lembrar, aos humanos, que respeitar os seus direitos deve ser mais do que palavras de circunstância – é necessário que cada um tome para si a preocupação de os cumprir todos os dias.
Mais e menos jovens acompanhavam com orgulho os seus animais de estimação, enquanto mostravam cartazes que lembravam atrocidades cometidas em todo o mundo – maus tratos a animais de estimação, mas também a animais selvagens que, por razões economicistas, enfrentam diariamente a morte apenas para que se lhes possa extrair a pele, ou partes do corpo – como o caso dos elefantes, pelo valor do marfim.
A APPAC, que comemora 25 anos de atividade, organizou, em parceria com os agrupamentos escolares do concelho, um concurso de expressão plástica que envolveu muitas crianças. Os trabalhos estiveram expostos no Museu Rural e do Vinho, durante a Receção à Comunidade Escolar que decorreu no passado dia 16 de setembro, e no final da marcha, foram anunciados os vencedores.
Elise Xavier Hamisch, aluna da escola de Vila Chã de Ourique, ganhou uma viagem à Disneyland, em Paris, ao obter o primeiro lugar da classificação individual, Maria Leonor Batista obteve o segundo lugar e Carolina Matias, aluna do 2º ano da Escola N.º 3 do Cartaxo, viu o seu trabalho ser classificado em terceiro, lugar. Os trabalhos coletivos foram também classificados, o primeiro lugar foi atribuído a EB1 José Tagarro, o segundo lugar à EB Vale da Pinta e o terceiro lugar aos alunos do 2º ano da Escola nº2 do Cartaxo.