O Ateneu Artístico Cartaxense (AAC), é a entidade promotora do Projeto Natação Adaptada que se iniciou em abril e irá decorrer até junho, nas Piscinas Municipais do Cartaxo. O Projeto está integrado no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) e é desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal e a Equipa Local de Intervenção Cartaxo/Azambuja do SNIPI. O Projeto destina-se a crianças até aos seis anos de idade e conta com um professor dedicado a cada quatro alunos, os pais podem acompanhar as crianças, participando nas atividades. Até ao momento são oito as crianças que frequentam as aulas de natação adaptada. O AAC é o promotor do projeto, sendo responsável pelo desenvolvimento das atividades e dos professores afetos às aulas, a Câmara Municipal do Cartaxo cedeu o espaço nas piscinas municipais, a Equipa Local de Intervenção Cartaxo/Azambuja, do SNIPI, sinaliza as crianças que têm indicação para frequentar as aulas, sensibilizando as respetivas famílias para o benefício das atividades em meio aquático, no desenvolvimento das crianças.
A natação como potenciadora do desenvolvimento de competências psicomotoras – A natação pode ser praticada sem contraindicações em todas as idades, contribui para melhorar as funções respiratórias e fisiológicas do organismo, aumenta a coordenação motora e o tónus muscular, promovendo um trabalho corporal completo, oferecendo possibilidades de estímulos e desenvolvimento necessários à pessoa com necessidades educativas especiais. O projeto tem entre os principais objetivos, usar a natação para proporcionar às crianças competências psicomotoras, de comunicação e de linguagem, assim como, a capacidade de se deslocarem com autonomia no meio aquático, melhorarem o tempo de atenção partilhada e interação social ou o tempo de concentração e o interesse pelas atividades. Destinado a crianças que apresentam alterações nas funções ou estruturas do corpo sem causa específica – atraso no desenvolvimento, abrangendo uma ou várias áreas, como motora, cognitiva, de linguagem e comunicação, emocional, social ou adaptativa, ou por condições específicas, como trissomia 21, paralisia cerebral, surdez ou perturbação do espectro do autismo, ou risco grave de atraso no desenvolvimento, como é o caso de crianças expostas a fatores de risco biológico ou ambiental.