BASQUETEBOL – Uma experiência para recordar na Festa Juvenil de Albufeira

BASQUETEBOL – Uma experiência para recordar na Festa Juvenil de Albufeira

Fecha-se o pano à 13.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que decorreu mais uma vez em Albufeira e que neste último dia definiu os campeões de todos os escalões em competição, nomeadamente os SUB14 e SUB16, nos géneros masculinos e feminino. Com as decisões já estabelecidas quanto aos resultados da comitiva de Santarém no dia anterior, composta este ano por 72 elementos, entre treinadores, seccionistas e atletas, (para além do acompanhamento atento de muitos pais) e que resultou numa das melhores prestações de sempre, houve lugar então durante a manhã de hoje, dia 16 de abril, à realização das finais que decidiram os campeões de cada escalão, seguida da cerimónia de encerramento, com a presença de todas as comitivas participantes e os habituais discursos de agradecimento por parte do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto Dr. João Paulo Rebelo, que teceu largos elogios à organização da FPB, Associação de Basquetebol do ALgarve e Município de Albufeira, deste evento que envolve uma logística impressionante, dado o elevado número de participantes. Das finais, aqui ficam os resultados e os novos campeões:

– Final SUB14 Masculina – Lisboa 50 x 48 Algarve – Pavilhão EBS Vale Pedras
Lisboa recuperou um título que lhe fugia desde 2013, em Sub14 masculinos, depois de superar o Algarve por 50-48, num emocionante.
Na Seleção da capital deu nas vistas David Amorim (14pts, 8res, 7as, 3rb).

– Final SUB14 Feminina – Porto 57 x 36 Madeira – Pavilhão do Imortal BC
O Porto agarrou o “tri” no escalão de Sub14 femininos depois de ultrapassar a Madeira por 57-36.
Emilie Kerniviven sobressaiu na equipa da Invicta (18pts, 4res, 3as, 2rb)

– Final SUB16 Feminina – Madeira 52 x 50 Lisboa – Pavilhão Desportivo de Albufeira
A Madeira alcançou o primeiro título da sua história, na Festa do Basquetebol Juvenil, ao ultrapassar Lisboa (52-50) na final de Sub16 femininos, num jogo decidido nos últimos segundos. A melhor em campo na turma insular foi Inês Baptista (15pts, 11res, 1as, 3dl).

– Final SUB16 Masculina – Aveiro 58 x 45 Porto – Pavilhão Desportivo de Albufeira
Aveiro voltou a conquistar a competição de Sub16 masculinos, sete anos depois, graças a um triunfo sobre o Porto por 58-45.
António Lucas foi o jogador em maior destaque no conjunto aveirense (16pts, 3res, 2as, 5rb).

Em conclusão, um especial agradecimento à Associação de Basquetebol de Santarém, bem como à Federação Portuguesa de Basquetebol pelo convite à Rádio Hertz para acompanhar a Festa do Basquetebol Juvenil – Albufeira 2019, com especial destaque à comitiva de Santarém, no intuito de divulgar este evento para uma audiência mais vasta. José António Rosado