AUTOMOBILISMO – Vitória espanhola no disputado X Rali Histórico Vila da Sertã

AUTOMOBILISMO – Vitória espanhola no disputado X Rali Histórico Vila da Sertã

O dia 2 de abril ofereceu excelentes condições para a realização, com muito sucesso, da 10ª edição do Rali Histórico Vila da Sertã. Apesar do acentuado arrefecimento noturno e das baixas temperaturas matinais, o sol, que brilhou durante toda a jornada automobilística, proporcionou condições muito boas aos concorrentes para competirem ao mais alto nível da regularidade histórica. Tratou-se da primeira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica 2022. Com organização do Lusitânia Automóvel Clube, sob a égide da FPAK, a prova contou com o apoio do Município da Sertã. Na 1ª Secção que ligou a Sertã a Cernache do Bonjardim, numa extensão de 129 km, 80% dos quais em dez provas especiais de classificação, assistiu-se a uma luta muito intensa no top ten da classificação geral, com os concorrentes a alternarem sistematicamente posições, separados por escassos segundos. A equipa galega Marcos Adan / Adolfo Gonzalez no bem preparado Renault 5 GT Turbo lideravam então a prova seguidos da equipa nacional Jorge Coelho / Jorge Santos Silva em Peugeot 205 GTi a um segundo e dos também galegos Diego Lopez / Miky Caldas em Mercedes 190 2.3-16 a oito segundos.

A 2ª Secção da prova entre Cernache do Bonjardim e a Sertã, com 154 km e nove provas especiais de classificação, iniciou a contenda ao cronómetro na Street Stage daquela Vila, berço do Condestável, a qual foi ganha pelo Peugeot 205 GTi de Jorge Coelho e Jorge Santos Silva. A intensa luta no topo da classificação geral, mas também mais atrás, contribuíram para uma intensa disputa pela vitória na prova e a melhor classificação possível. Concluída a 2ª Secção, verificou-se que as equipas galegas estiveram muito fortes na ponta final da prova, alcançando os 1º e 2º lugares da classificação por Marcos Adan / Adolfo Gonzalez no Renault 5 GT Turbo e Diego Lopez / Miky Caldas no Mercedes 190 2.3-16. O 3º lugar do pódio foi ocupado pelos campeões nacionais Luís Carvalho / Sancho Ramalho, que, fizeram uma prova de trás para a frente, tendo beneficiado na parte final de um pequeno erro da equipa Jorge Coelho / Jorge Santos Silva que os atirou para o 4º lugar. Destaque ainda para a vitória de César Ribeiro / Paulo Almeida no BMW E30 325i na Prova Complementar Vila da Sertã.

Refira-se que o pano caiu sobre o X Rali Histórico Vila da Sertã com duas curiosidades: no top ten da classificação geral da prova classificaram-se cinco equipas portuguesas e cinco equipas espanholas, sendo que nas dez edições da prova, contabilizam-se também cinco vitórias portuguesas e cinco vitórias espanholas.