Devido à elevada propagação de vírus respiratórios, a Ordem dos Médicos (OM) aconselhou esta sexta-feira o uso de máscara nas estruturas residenciais ou de acolhimento para populações vulneráveis, idosas ou com deficiência, nas unidades de saúde e ainda nos transportes públicos.
A Ordem dos Médicos, recomendou ainda que pessoas com sintomas de infeção respiratória ou diagnóstico determinado, evitem frequentar os locais de trabalho e escolas, sendo o teletrabalho, uma opção a considerar.
As medidas básicas de higiene, devem ser tomadas em conta, para o controlo das infeções, assim como o distanciamento mínimo de 1,5 metros de outras pessoas, não esquecendo a etiqueta respiratória, durante cinco a 10 dias após o início dos sintomas.
Os sinais de alerta são: dificuldade respiratória, expetoração com sangue, febre persistente que não cede a antipirético, alteração do grau de vigília e vómitos persistentes, diarreia grave ou incapacidade de se alimentar e hidratar corretamente.
A Ordem dos Médicos recordou que a vacinação é a medida mais importante na prevenção contra a gripe e a Covid-19, e que o poderá fazer gratuitamente nas farmácias, se tiver 60 ou mais anos de idade.