
A Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar participou, nos passados dias 4, 5 e 6 de abril no XII Certamen Internacional de Tunas Ciudad de Algeciras (Espanha), um evento organizado pela Tuna de Peritos de Algeciras – Tuna de la Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Algeciras. «A organização esteve a grande nível, num evento muito virado para a comunidade local, onde logo no primeiro dia aconteceu a noite de Serenatas, e no segundo dia o já tradicional “Pasacalles” – o desfile das tunas pelas ruas da cidade, aliando dança e música. De referir ainda a receção das tunas pelo Alcaide da cidade, José Ignacio Landaluce, no salão nobre do município, onde deixou no seu discurso palavras muito elogiosas e de enorme respeito pela tradição tunante», refere a Tuna nabantina em nota enviada para a Hertz.

Por fim o festival propriamente dito, no Teatro Flórida, o teatro local, onde o júri avaliou as tunas a concurso, a parte que se considera a mais importante do evento, a par claro, do convívio e troca de experiências entre as várias culturas e tradições ali presentes. Em cerca de 25 minutos de atuação a tuna apresentou um reportório que pretendia celebrar os seus 25 anos de atividade, ao recuperar alguns temas antigos, como por exemplo o instrumental “Canção do Mar”, primeiro instrumental tocado na tuna, ou o original “Menina Que Não Disse Nada”, mas também novos temas como a tradicional “Senhora do Almortão”, ou o “A Gente Vai Continuar” um original de Jorge Palma. De referir que o Aniversário da Tuna Templária se comemora oficialmente já no próximo dia 3 de maio, com um espetáculo no cineteatro Paraíso, em Tomar, com várias surpresas e artistas convidados. Em breve haverá mais informações.

«Não queríamos deixar de agradecer a todos os amigos e familiares que nos acompanharam nesta jornada, quer com a sua presença, quer com o seu apoio, mesmo que à distância, que muito nos ajudou, visto ter sido esta a primeira presença da nossa tuna em festivais desta importância em cerca de dois anos, muito devido à necessária renovação interna, quer dos elementos da tuna, quer do seu reportório. Nesse aspeto, a aposta foi claramente ganha, com muita juventude a participar pela primeira vez num certame. Um especial agradecimento ao apoio prestado a esta deslocação pelo Instituto Politécnico de Tomar e pelo Município de Tomar. Foi uma ajuda imprescindível da qual estamos eternamente gratos. Estamos convictos que representamos com dignidade a instituição que nos acolhe e a cidade de Tomar. Por fim, não podemos deixar de agradecer ao nosso motorista Ricardo, pela disponibilidade, profissionalismo e pela alegria com que executou a sua missão. Temos um novo motorista favorito e a empresa “Air Bus Richard” ainda terá novas aventuras muito em breve», acrescenta o mesmo texto.
A Tuna Templária conquistou o Prémio de Melhor Pasacalles; de Melhor Bandeira; de Melhor Pandeireta e ainda o prémio de Tuna mais Jartíble (Prémio Parrita).
