Início ECONOMIA ATUALIDADE – Ribatejo International Promotion encerra com apresentação de estudos de mercado...

ATUALIDADE – Ribatejo International Promotion encerra com apresentação de estudos de mercado de apoio à exportação

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 29 de junho a sessão de encerramento do Ribatejo International Promotion. O projeto teve como principal objetivo o apoio à internacionalização dos negócios e exportações das empresas da região para o mercado global, nomeadamente para a Sérvia, Camarões, Croácia, Qatar e Paraguai. “O Ribatejo International Promotion foi implementado no sentido de fomentar o aumento das exportações das PME da região do Ribatejo, tendo por base não só os canais tradicionais, mas também criando novas ferramentas de apoio e de análise aos mercados. Na sequência deste trabalho, foram editados cinco estudos de identificação dos produtos da região do Ribatejo com maior potencial de entrada em diversos mercados, que embora não sendo destinos comuns das exportações portuguesas, verificámos haver sólidas oportunidades”, referiu Pedro Félix, Vice-Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, na abertura do sessão de encerramento do projeto, que decorreu em modo online na tarde do dia 29 de junho. Os cinco estudos de identificação dos produtos da região do Ribatejo com maior potencial de entrada nestes mercados prioritários – Sérvia, Camarões, Croácia, Qatar e Paraguai – foram de seguida apresentados na sessão por Miguel Corais, Diretor de Internacional da CH Global Network. Nos estudos, é possível perceber quais os produtos com maior potencial de entrada em diversos mercados, através da identificação das principais exportações da região, comparando os mesmos com as principais importações de vários mercados. Os estudos partilham ainda os procedimentos e barreiras de acesso a diversos mercados, na ótica de preparar a abordagem das empresas, e apresentam ainda fichas de Business Intelligence, com uma análise dos produtos/mercados e informações reais relevantes sobre cada item no respetivo mercado (quantidades, preços, principais clientes, principais concorrentes, custos de transporte, taxas aduaneiras, entre outros detalhes). Para além disso, a sessão contou ainda com a apresentação das oportunidades de negócio na Croácia e no Paraguai, numa intervenção de Paulo Lopes, Diretor de Projetos da My Management que deu conta da estreita relação que existe relativamente às importações por parte destes mercados e da capacidade de resposta das empresas da região. O Ribatejo International Promotion, projeto promovido pela NERSANT, visa melhorar o reconhecimento da região no exterior e melhorar o posicionamento das empresas e entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados. O projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Para mais informações os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade através do email datic@nersant.pt ou 249 839 502. Os estudos de mercado realizados no âmbito deste projeto estão disponíveis no portal do mesmo em https://ribatejo-international-promotion.nersant.pt/.