ATUALIDADE – Poupança de energia. Governo traça medidas vinculativas para a administração...

ATUALIDADE – Poupança de energia. Governo traça medidas vinculativas para a administração pública e recomendações para a local e ainda para o setor privado

O Conselho de Ministros aprovou hoje um conjunto de medidas de poupança e eficiência energética que visam fazer face à instabilidade no setor decorrente da situação de guerra na Ucrânia. foram aprovadas medidas extraordinárias e temporárias de reporte de informação e de garantia da segurança de abastecimento de gás, assim como medidas preventivas para a segurança do abastecimento de energia; foi aprovado o Plano Nacional de Poupança de Energia, focado na gestão da procura e na redução do consumo.

 

O Plano estabelece medidas vinculativas para a Administração Publica Central e recomendações para a Administração Local e para o Setor Privado. «Pretende-se, com estas medidas, obter uma poupança de 5% no consumo de gás, a acrescer à redução de 20% alcançada no último ano, excluindo o consumo de gás utilizado na produção de energia elétrica», refere p comunicado do Conselho de Ministros.