ATUALIDADE – Medidas de Apoio ao Emprego apresentadas na Feira do Empreendedorismo,...

ATUALIDADE – Medidas de Apoio ao Emprego apresentadas na Feira do Empreendedorismo, Emprego e Formação da NERSANT

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém convidou o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional para apresentar na Feira do Empreendedorismo, Emprego e Formação, as medidas de apoio ao emprego disponíveis. No webinar, foram dadas a conhecer as medidas Compromisso Emprego Sustentável, os Estágios Ativar.PT e a iniciativa “Portugal for Ukraine”, entre outros apoios.

O IEFP, enquanto serviço público de emprego nacional que desenvolve a sua missão ao promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional, foi convidado pela NERSANT para apresentar as medidas de apoio ao emprego na Feira do Empreendedorismo, Emprego e Formação.

Na abertura da sessão, António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, informou que o seminário integra o programa de webinares da Feira do Empreendedorismo, Emprego e Formação, certame online que a associação está a desenvolver até ao final do mês de maio e que pela primeira vez conta com “ofertas de emprego de empresas que temos vindo a recolher”. O responsável da NERSANT reforçou ainda a importância do apoio técnico à criação de empresas da associação, levada a cabo com a parceria do IEFP, através do PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego: “nos primeiros dois anos, a nível nacional, a taxa de mortalidade das empresas é de 42 por cento. Com o apoio do PAECPE, que dinamizamos com o IEFP, a taxa de mortalidade das empresas que apoiamos é, nos primeiros dois anos, de 8 por cento”, referiu.

Carlos Barata foi o orador do IEFP. O profissional começou por apresentar a medida Compromisso Emprego Sustentável, apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo com desempregados inscritos no IEFP, com a obrigação de proporcionarem formação profissional aos trabalhadores contratados.

Seguiu-se a apresentação dos Estágios Ativar.PT, “estágio com duração de 9 meses, não prorrogável, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados”, comparticipados pelo IEFP, bem como a Medidas Estágios Inserção (desenvolvimento de atividades em contexto laboral por pessoas com deficiência e incapacidade) e o Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para Um Interior Sustentável (apoio financeiro atribuído pelo IEFP aos trabalhadores que celebrem contratos de trabalho por conta de outrem ou criem o seu próprio emprego ou empresa, cujo local de prestação de trabalho implique a sua mobilidade geográfica para território do interior).

O IEFP deu ainda a conhecer a iniciativa do Governo da República Portuguesa “Portugal for Ukraine”, “para apoiar os cidadãos deslocados da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal”. De acordo com Carlos Barata, “o IEFP participa nos esforços nacionais de acolher em Portugal estes cidadãos, o que naturalmente passa pela sua integração social e profissional”.

O ciclo de workshops no âmbito da Feira do Empreendedorismo, Emprego e Formação continua a ser dinamizado, com interessantes temas para o público-alvo do certame. A calendarização e inscrição – gratuita – é possível através do portal da NERSANT, em www.nersant.pt. Em agenda estão ainda os webinares “A Transparência na Cadeia Alimentar e a implementação da Blockchain” (24 de maio) e “Novas práticas e soluções inovadoras para a agricultura sustentável” (31 de maio).

A Feira do Empreendedorismo, Emprego e Formação decorre até ao final do mês de maio, com a participação de 71 empresas e 460 produtos e serviços em promoção. O certame pode ser visitado em https://compronoribatejo.pt/feira/3-feira-empreendedorismo-emprego-e-formacao.