Os deputados socialistas eleitos pelos círculos de Portalegre e Santarém entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo que promova o investimento na Linha Ferroviária do Leste, com vista ao aumento da frequência de comboios, o planeamento da eletrificação da linha e o reforço das condições de operacionalização e conforto das carruagens. Os parlamentares recordam que “a Linha Ferroviária do Leste, que liga a estação de Abrantes, no distrito de Santarém, à estação de Elvas, atravessando todo o Alto Alentejo, é a única linha de transporte ferroviário de passageiros com ligação transfronteiriça a sul do Tejo”. “A recente crise de refugiados ucranianos deixou evidente a importância estratégica desta ligação ferroviária e o papel crescente que pode ter no futuro do país”, referem. Assim, “para afirmar a Linha Ferroviária do Leste”, os parlamentares do PS defendem que “é fundamental aumentar a frequência no transporte de passageiros”, com dois horários “ajustados à necessidade das populações”. No projeto de resolução, recomendam também ao Governo que “planeie e enquadre a eletrificação da Linha do Leste numa fonte de financiamento adequada”, assim como o reforço das condições de operacionalização da linha “e o conforto do seu material circulante”. Os parlamentares pretendem ainda que o Governo “estude, no âmbito da construção do Plano Ferroviário Nacional, soluções que aproximem a estação ferroviária da cidade de Portalegre”. Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, eleitos pelo distrito de Portalegre, e Hugo Costa, Alexandra Leitão, Mara Lagriminha, Manuel Afonso e Francisco Dinis, eleitos pelo distrito de Santarém, lembram que “o Governo do PSD/CDS encerrou o transporte de passageiros na Linha do Leste em 2012, deixando o distrito de Portalegre como o único do país sem alternativa de transporte ferroviário”. “Em 2017, com o regresso do transporte de passageiros em toda a plenitude da linha, com ligação a Badajoz, foi dado um importante sinal político de coesão territorial e investimento na ferrovia”, assinalam os deputados socialistas, considerando que, “ainda assim, a Linha do Leste precisa de um compromisso de investimento público para se afirmar junto das populações”.
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