ATUALIDADE – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária lança hoje campanha de Ano...

ATUALIDADE – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária lança hoje campanha de Ano Novo “O Melhor Presente é Estar Presente”

Com a aproximação dos festejos do Ano Novo, e apesar do contexto pandémico, prevê-se um aumento das deslocações para os locais de festejo, bem como dos perigos associados a comportamentos de risco ao volante, tais como o excesso de velocidade, o efeito do álcool ou o uso do telemóvel nas viagens para os locais de diversão e no regresso a casa. É nesse contexto que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lança hoje a sua campanha de Ano Novo “O Melhor Presente é Estar Presente”, a decorrer no período de 28 de dezembro a 2 de janeiro. A campanha será divulgada divulgadas na televisão, rádio, imprensa regional e local e nas redes sociais, entre outros meios. À semelhança de anos anteriores, conta com a parceria de mais de 70 entidades públicas e privadas, incluindo os Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que desta forma se associam ao grande propósito coletivo de “salvar vidas” e de chegarmos às Zero Mortes na estrada, ampliando o alcance da campanha e o impacto esperado na mudança do comportamento dos condutores e de todos os que partilham a estrada. Importa lembrar que a sinistralidade rodoviária é uma tragédia mundial: todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo. São 3.700 pessoas por dia, 1 pessoa a cada 24 segundos. É a primeira causa de morte dos 5 aos 29 anos. Em Portugal, e apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, perderam a vida nas nossas estradas, entre 2010 e 2020, uma média de 645 pessoas por ano, o equivalente à queda de três aviões por ano com capacidade para mais de 200 lugares. Um número muito longe do único aceitável: Zero mortes na estrada. Em 2019, o custo económico e social da sinistralidade rodoviária atingiu os 3.713 milhões de euros, um valor que corresponde a cerca de 1,6% do PIB. Como parte da estratégia de redução de sinistralidade, a ANSR tem desenvolvido um vasto número de campanhas e iniciativas de sensibilização sobre temáticas relevantes, em épocas específicas do ano. O Melhor Presente é Estar Presente. E isso depende do compromisso de todos nós para Viajar Sem Pressa, com Zero álcool e Zero telemóvel.