A Polícia de Segurança Pública realizou entre os dias 18 e 20 deste mês, a Operação de fiscalização rodoviária “Se conduzir não beba, se beber não conduza”, especialmente direcionada para a condução sob a influência do álcool, enquadrada no Plano Nacional de Segurança Rodoviária 2022. Esta ação visou, não só detetar condutores com uma taxa de álcool superior ao permitida por lei, mas também, alertar e sensibilizar a população para os riscos inerentes à condução sob a influência do álcool, nomeadamente, na implicação direta na ocorrência de acidentes e nas suas consequências.
Neste contexto, durante o período indicado foram fiscalizados 9716 veículos, relativamente aos quais, 4575 dos seus respetivos condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia, resultando no levantamento de 39 Autos de Notícia por Contraordenação e na detenção de 50 cidadãos por condução com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,20 g/l.
Ainda durante as referidas ações, foi também possível detetar outras 1577 infrações nos mais variados contextos, das quais se destacam a Falta de Seguro obrigatório, a Falta de Inspeção e o uso do telemóvel durante a condução.
Além das detenções antes indicadas, foram também detidos 32 cidadãos por Falta de Habilitação Legal para o exercício da Condução.