Decorreu, no passado dia 27 de novembro, mais uma edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, segundo a FPA a 99ª em masculinos, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Setúbal, Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, num dia excelente e num percurso muito adequado a corta-mato. Em nota enviada para a Hertz, a Seção de Atletismo do União de Tomar considera «como muito positiva a organização deste evento e como excelente a prestação coletiva nestes Campeonatos Nacionais». «Num momento de profunda reestruturação da Secção de Atletismo do União FCI de Tomar e não sendo alheias as enormes dificuldades que a Secção atravessa, mesmo assim os seus membros assumiram o desafio de estar presentes nestes Campeonatos Nacionais», reforça o mesmo texto. A Secção refere que «foram traçados dois objetivos: o primeiro arranjar meios para poder estar presente na Amora e proporcionar aos seus briosos atletas condições parecidas com as dos clubes presentes e o segundo dignificar mais uma vez as cores da Secção de Atletismo do clube e da cidade. Se a primeira foi conseguida com muito sacrifício dos membros da Secção a segunda foi o sacrifício, empenhamento, espirito de luta, garra e muita qualidade dos atletas tomarenses a consegui-lo». A grande novidade destes Campeonatos Nacionais teve a ver com a pontuação coletiva a ser definida pelos três primeiros de cada equipa (ao contrário dos habituais 4) que segundo algumas opiniões trouxeram muita competitividade e incerteza nos resultados finais.
JUVENIS MASCULINOS EM 7º LUGAR COM DESTAQUE PARA JOÃO FERREIRA – A primeira prova do dia foi a de juvenis masculinos na distância de 5km, com a vitória a sorrir a André Barbosa do Leixões SC com a marca de 15:31, em segundo lugar terminou Tiago Machado do Clube Pedro Pessoa com 15:52 e em terceiro lugar ficou Rodrigo Martins do Sporting CP com o registo de 16:00, este atleta representou a Secção de Atletismo do União FCI de Tomar na época passada. Em sexto lugar, mercê de uma excelente prova ficou João Ferreira com a marca de 16:13, Outro atleta em destaque foi Tiago Homem a terminar em 43º lugar com o registo de 18:04. Fechou a equipa Manuel Cruz em 71º lugar com o tempo de 19:30. Por equipas a Secção de Atletismo do União FCI de Tomar terminou num brilhante 7º lugar com 120 pontos, onde a vencedora foi o SL Benfica com 32 pontos, em 2º ficou o Sporting CP com 36 e em 3º ficou a AD Núcleo de Oeiras com 50 pontos. A título de curiosidade, se a Secção de Atletismo do União FCI de Tomar tivesse capacidade para “segurar” o Rodrigo Martins para esta época desportiva a Secção teria feito 53 pontos e alcançavam o 4º lugar.
MARGARIDA PEREIRA COM RESULTADO POSITIVO EM JUVENIS FEMININOS – Não sendo possível apresentar equipa completa no escalão de juvenis femininos, a Secção de Atletismo do União FCI de Tomar optou por levar a estes Campeonatos somente a atleta Margarida Pereira que esteve em bom nível nesta sua primeira experiencia num Nacional de Corta Mato ao classificar-se em 43º lugar completando os 4km da prova em 18:08.
EQUIPA MASCULINA COM UM MAGNIFICO 6º LUGAR – Na prova masculina, disputada em conjunto com o crosse de Amora, a presença de atletas quenianos fez com que assistíssemos a “duas corridas”: a dos africanos, Eduard Zakayo e Reuben Longosiwa (este a correr pelo SL Benfica), e a dos portugueses, com Sporting e Benfica a tentarem fazer valer os seus argumentos. Como os dois atletas atrás mencionados não se podiam sagrar Campeões Nacionais individualmente, a luta pelo titulo individual ficou a ser discutida entre Etson Barros e Samuel Barata, com este a nunca desistir de lutar pelo título de campeão, aproveitando uma hesitação de Etson Barros – que não percebeu que tinha de correr em frente para a meta – para revalidar o título de campeão de Portugal, ambos os atletas representam o SL Benfica. No entanto Etson viria a sagrar-se Campeão Nacional Sub23. No que diz respeito aos atletas unionistas, o mais rápido foi João Valente que terminou na posição 26 tendo realizado o tempo de 30:45, seguido de Ricardo Fonseca em 32º lugar finalizando 12 segundos depois do seu colega de equipa. O terceiro elemento da equipa foi Pedro Lopes terminando em 52º lugar com o tempo de 32:18. Tiago Godinho foi o 109º a cortar a meta registando no final o tempo de 35:20. Com estes bons resultados a Secção de Atletismo do União FCI de Tomar alcançou um brilhante 6º lugar coletivo com um total de 110 pontos, a melhor classificação de todos os tempos num Nacional de Corta Mato. O Campeão foi o SL Benfica com 8 pontos, segundo classificado foi o Sporting CP com 23 e em 3º lugar ficou o SC Braga com 50 pontos. Atendendo a que em quarto ficou Vitória FC (Setúbal) e o quinto o CA de Seia, clubes com orçamentos exageradamente superiores á Secção de Atletismo do União FCI de Tomar, concluímos que a equipa Tomarense foi a primeira classificada dos “pobrezinhos” e até ganhou a clubes com orçamentos idênticos aos clubes atrás mencionados.
EQUIPA FEMININA NOVAMENTE A BRILHAR COM EXCELENTE 5º LUGAR – Na prova feminina, Mariana Machado (SC Braga) voltou a mostrar ser a melhor meio-fundista do momento. Neste percurso difícil, Mariana andou sempre na frente da corrida, com Neide Dias (Feirense) a ser segunda e Lia Lemos (SC Braga) subiu ao pódio no terceiro posto. No que diz respeito às atletas unionistas Ana Catarina Carrelo foi a mais rápida em 30º lugar finalizando em 31:18, dois lugares depois ficou Maria José Pinto gastando mais 17 segundos que Ana Catarina. Filipa Moutinho voltou às grandes prestações concluindo a prova em 40º lugar com o tempo de 33:19 e a quarta elemento da equipa, Luísa Ribeiro terminou em 56º com 37:54. Esta regularidade levou a equipa a obter a segunda melhor classificação de sempre classificando-se em 5º lugar com 102 pontos. O que foi escrito sobre a equipa masculina ainda mais de enquadra com a equipa feminina, pois á sua frente só ficaram clubes que investem muito nas suas equipas de atletismo, como é o caso do SC Braga (1ª com 15 pontos), Sporting CP (2º com 16 pontos), CD Feirense (3º com 18 pontos) e RD Águeda (4º com 35 pontos). Concluindo, um domingo de excelentes resultados para o desporto Tomarense, que todos se devem de orgulhar e apoiar, pois não existem muitas modalidades que possam apresentar resultados desta qualidade em Campeonatos Nacionais, querem sejam em modalidades individuais ou mesmo coletivas, com maiores investimentos. A Secção de Atletismo do UFCIT