Início DESPORTO ATLETISMO – Reflexo do sucesso da secção do U. Tomar: Manuel Dias...

ATLETISMO – Reflexo do sucesso da secção do U. Tomar: Manuel Dias no Europeu de Juvenis

Na passada semana foi divulgada a lista de atletas do escalão de Juvenis convocados para representar Portugal no Campeonato da Europa de Juvenis que começa, precisamente, nesta quinta-feira e decorre até Domingo, na Georgia. Um dos atletas convocados foi o unionista Manuel Dias que vai competir na difícil prova do Decatlo. É sem dúvida um marco importante na vida desde jovem atleta ainda em formação na Secção de Atletismo do União FCI de Tomar e será também um feito histórico para as cores nabantinas. Manuel Dias vai assim completar a sua terceira internacionalização, elevando assim para seis o número de internacionalizações da modalidade atletismo no clube. É uma convocatória mais que justa deste tomarense que este ano já conseguiu por duas vezes obter os mininos para esta competição.

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO… NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA – Em conjunto com a convocatória dos atletas selecionados vinha também os elementos que constituem a comitiva Portuguesa. Essa comitiva é reforçada, para além da parte dirigente, por técnicos e departamento médico. Dos três técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) convocados nenhum é do sector das Provas Combinadas, o que originou um contacto imediato da Secção de Atletismo do União FCI de Tomar com a FPA para tentar perceber o que se passava em relação a essa imperdoável falha. Numa primeira abordagem foi a Secção informada que tinha sido uma “decisão colegial” da FPA, mas devido à insistência foi comunicado que o assunto iria ser colocado superiormente. O silêncio foi a resposta mais “positiva” que o responsável da FPA conseguiu transmitir ao responsável pelo atletismo do União, mesmo depois de este ter insistido posteriormente.

É uma falha muito grave por parte dos responsáveis da FPA, pois para além de estarmos perante uma competição para o escalão de juvenis (atletas ainda menores), a prova que o atleta tomarense vai realizar, é constituída por 10 (dez) disciplinas do atletismo, é a que vai demorar mais tempo a terminar, é a mais exigente, será com certeza aquela em que o atleta deve estar mais acompanhado. Sem colocar em causa a competência dos técnicos convocados, todos eles técnicos com responsabilidades na FPA, há disciplinas que o atleta unionista vai realizar, que estão fora do âmbito técnico de cada um deles. É caso para perguntar: Quem vai acompanhar o atleta nessas disciplinas? Será um treinador estrangeiro de um atleta adversário? Estará esse treinador interessado que o Manuel faça uma marca melhor que o seu próprio atleta? Não é assim que os atletas dos clubes como o União FCI de Tomar merecem ser tratados, até porque nas últimas competições similares isso não aconteceu, mas tudo será feito para que em próximas competições estas situações sejam retificadas. A Secção de Atletismo do União FCI de Tomar