Início DESPORTO ATLETISMO – Nacional de Juvenis: U. Tomar constrói dois campeões nacionais mas...

ATLETISMO – Nacional de Juvenis: U. Tomar constrói dois campeões nacionais mas festeja só um

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 2 e 3 de Julho, o Campeonato Nacional de Juvenis, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Associação de Atletismo do Algarve, uma vez que estes campeonatos se disputaram em Lagoa.O União de Tomar fez-se representar por sete atletas, quatro deles alcançaram mínimos de participação para as respectivas provas e três deles foram premiados pela secção de atletismo do clube para participar neste evento nas provas de estafeta. De realçar ainda o facto de dois dos quatro atletas que conseguiram mínimos pertencem, ainda, ao escalão de iniciados.A primeira atleta a entrar em competição foi Alexandra Aleixo na prova de Lançamento do Peso e com um resultado bastante positivo. A nossa atleta conseguiu o 10º lugar com um novo recorde pessoal de 36,38m logo no primeiro ensaio, confirmando assim a marca de qualificação para os campeonatos.

MANUEL DIAS CAMPEÃO NACIONAL DE SALTO COM VARA – De seguida foi a vez de entrar em competição Manuel Dias, na prova de Salto com Vara. A expectativa era grande, uma vez que o tomarense tinha a melhor marca de todos os atletas inscritos para esta disciplina. A competição foi um pouco mais exigente do que se previa, no entanto Manuel Dias não deu hipótese à concorrência e sagrou-se Campeão Nacional de Salto com Vara, transpondo a fasquia a 3,84m. A marca ficou algo longe do seu máximo pessoal no entanto o principal objectivo foi cumprido. Algo que não ajudou a melhorar a marca foi um problema com os postes do colchão que obrigou o atleta unionista, já depois de estar sozinho em prova, a ter de esperar cerca de meia hora para voltar a saltar. Enquanto decorria a prova de Salto com Vara masculina, Beatriz Guilherme participou na prova de 300m planos, com um registo bastante interessante, tendo em conta o vento que se fazia sentir. A atleta unionista, que é ainda iniciada, percorreu a distância em 45’’28 que lhe valeu o 25º melhor tempo de entre as 30 atletas presentes.

Era a vez de Carlota Gonçalves, também ela iniciada, participar na prova de Salto com Vara. A atleta do União de Tomar estabeleceu um novo recorde pessoal, transpondo a fasquia a 2,35m. Com esta marca Carlota tornou-se a 7ª melhor saltadora com vara do país no escalão de juvenis, uma posição que lhe dá o estatuto de finalista.Para encerrar a primeira jornada o União de Tomar tinha ainda 4 atletas a participar na prova de Estafeta 4x100m composta por Bernardo Vieira, António Costa, Pedro Saldanha e Manuel Dias. Estes atletas conseguiram dar a volta à pista em 50’’62 que lhes valeu o 16º melhor tempo.

A segunda jornada iniciou-se com as meias finais da prova de 110m Barreiras onde Manuel Dias participou qualificando-se, com alguma facilidade, para a final da mesma competição, com o tempo de 15’’03.
Seguiu-se a prova de 300m Barreiras onde Beatriz Guilherme conseguiu uma boa prestação, vencendo a sua série com o tempo de 50’’03, que lhe valeu o 11º lugar nacional, um resultado muito próximo do máximo pessoal.

Era tempo da final dos 110m Barreiras, Manuel Dias partia em busca de mais uma medalha, mas um toque numa das primeiras barreiras alterou este objectivo. Ainda assim conseguiu um bom 5º lugar com o tempo de 15’’36. Para terminar a participação unionista nestes campeonatos seguia-se a Estafeta Medley, que consiste em percursos de 100m, 200m, 300m e 400m. Bernardo Vieira, António Costa, Pedro Saldanha e Manuel Dias, por esta ordem, eram os representantes das cores nabantinas e conseguiram um bom 9º lugar com o tempo de 2’13’’18.Feito o balanço destes campeonatos a participação dos atletas unionistas foi bastante positiva, vários recordes pessoais, vários lugares de finalistas, uma posição honrosa (23ª lugar) com 24 pontos entre 76 equipas masculinas, enquanto que a equipa feminina somou 11 pontos e classificou-se em 44º lugar entre 70 equipas classificadas, e claro, o prazer de festejar mais um título nacional para o União de Tomar, com a certeza que construímos dois. A Secção de Atletismo do União FCI de Tomar