Realizou-se no passado domingo, dia 12 de Março, em Barcelona, a Zurich Maratona 2017, onde terminaram esta competição 16347, um dos quais o atleta nabantino do União FCI de Tomar. Segundo Hélder Ferreira a Maratona de Barcelona não é definitivamente plana, mas a beleza do percurso compensa as maiores dificuldades, muito à custa pela passagem por lugares emblemáticos da cidade. A alegria transmitida pelas milhares de pessoas na rua que a cada esquina gritam pelo nosso nome e lhes dão ânimo e força para continuar! Para a história desta maratona fica o excelente 2°lugar do escalão M35, e melhor que isso foi primeiro Português a cortar a meta, sendo ainda o 23°da geral e realizou o tempo de 2h34m24. Como um dos principais objetivos ainda não foi alcançado, baixar das 2h30, Helder inicia agora a sua preparação para concretizar esse sonho para que seja possível em Outubro próximo na Maratona de Amesterdão!
RUI SOUSA E PAULO MARQUES MOSTRAM QUE TOMAR É TERRA DE MARATONISTAS – A 19 de fevereiro realizou-se também em Espanha, desta vez em Sevilha, mais uma edição da Zurich Maratona de Sevilha 2017, onde terminaram 10144 atletas. Nesta competição estiveram presentes dois unionistas, o que demonstra que Tomar também é terra de maratonistas. Rui Sousa e Paulo Marques, ambos do União FCI de Tomar partiram para este desafio com objetivos diferentes. Rui tentava estabelecer um novo recorde pessoal e Paulo queria terminar a sua primeira maratona. Ambos conseguiram alcançar o que pretendiam. Rui Sousa ao terminar em 236º da geral e com o tempo de 2h48m26 registou um novo recorde pessoal, sendo bem merecido este resultado, demonstrando uma grande dedicação ao treino, cumprindo à risca o que lhe foi transmitido. Paulo Marques realizou a marca de 3h26m04, cortou a meta no lugar 2599 e cumpriu o sonho de ser maratonista, tendo deixado boas indicações para uma melhor marca, até porque o tempo de “Chip” registou cerca de menos 4 minutos.
André Ferreira 6º no Trail Terras de Ansião – Os Ansibikers organizaram mais uma edição do Trail Terras de Ansião, no passado dia 12 de Março, prova aberta a todos os participantes de trail Running, e no seu percurso foi possível passar por trilhos fantásticos de dificuldade média e por pontos de elevado interesse da região. André Ferreira do União FCI de Tomar obteve no Trail Curto, cerca de 18 kms, um bom 6º lugar na classificação geral, finalizando com o tempo de 1h19m14.
João Plácido “um treino” para transição, em Vila de Rei – Integrado no Território Circuito do Centro, realizou-se em Vila de Rei, no passado sábado dia 11 de março, a 3ª etapa deste circuito, que visa dar a conhecer o interior centro de Portugal, suas gentes, suas aldeias, sua interioridade. Correr em trilhos de beleza ímpar, de aldeias típicas de xisto, de cascatas, de longos ribeiros, de moinhos…É turismo desportivo no centro de Portugal. João Plácido do União FCI de Tomar, participou na prova de 50 km com 1750D+ tendo finalizado com o tempo de 5h50m03 e no 44º lugar. Esta prova, para João Plácido tinha dois objetivos, o primeiro “meter” kms nas pernas para meditar sobre a sua possível “passagem” para uma prova com três dígitos… e o segundo, e não menos importante, ajudar a sua amiga Inês Marques a obter um bom resultado, o que de facto viria a acontecer pois Inês ganhou e qualificou-se para o campeonato do Mundo.
Jorge Lercas, em “casa”, com bom registo – Jorge Lercas, atleta veterano do União FCI de Tomar, não podia faltar à prova de Mação, no domingo de 12 de março, denominada Grande Prémio de Atletismo de Maças, catedral do presunto, pois foi ele mesmo um dos grandes impulsionadores desta competição na sua terra. Jorge percorreu os cerca de 10 kms do percurso no tempo de 42m50 e cortou a meta em 45º lugar sendo ainda o 7º classificado no seu escalão de veteranos M50. Uma boa prova para quem só agora pode estar a treinar em condições devido a compromissos profissionais.
Valdo Neves em 2º nos Trilhos da Barragem – Valdo Neves participou e obteve um excelente 2º lugar nos Trilhos da Barragem, realizado no passado domingo, 12 de março, em Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos. O percurso de cerca de 10 kms foi bastante rápido e Valdo que teve a companhia do seu irmão Márcio Neves (o vencedor com menos 2 segundos) realizou o tempo de 37m35. Pelo ritmo imposto em prova Valdo Neves mostrou que está a atravessar o um bom momento de formar, demonstrando e confirmando o bom desempenho nos corta matos distritais que levou a sua equipa a ser campeã por duas vezes.
No domingo, dia 12 de março, realizou-se também o 18º Grande Prémio Eirapedense, prova que este ano registou uma fraca adesão, o que realmente é uma pena, pois era uma das preferidas dos atletas de estrada. Adriano Ribeiro foi o melhor unionista presente, confirmando o ascendente de forma. Adriano foi o 6º classificado da geral e 2º no escalão de seniores, tendo realizado a marca de 52’57. Luís Rodrigo foi 23º da geral (3º M55) e terminou com o tempo de 58’02. José Fonseca foi o 50º a cortar a meta com o marca de 1h05’00 e dois lugares depois terminou António Leitão gastando mais 22 segundos que o seu colega de equipa, com mais um segundo e em 53º chegou Alberto Graça. A fechar o pelotão unionista, Carolina Feliz foi a 69ª classificada, sendo a 3ª da geral e vencedora do seu escalão com o tempo de 1h11’33. A Secção de Atletismo do União FCI de Tomar