Várias foram as vertentes deste evento realizado em Abrantes, num percurso com um total de 100Km. Os atletas poderiam optar pela prova de 100Km, 50Km, 25Km ou ainda a realização dos 100Km em modo estafetas tanto em equipas de 2 como de 4 elementos. Pelo União FCI de Tomar, José Fonseca concluiu mais uma prova de 100Km para o seu “currículo”, fechando no 14º da geral com o bom tempo de 12h13’38’’, sendo o 5º do seu escalão, M50. Fonseca iniciou a prova de uma forma cautelosa e muito responsável passando no primeiro posto de controlo em 40º lugar, mas colocando a sua experiencia em prática foi recuperando lugares sendo já 19º no segundo controlo e na parte final ainda ultrapassou mais uns adversários. Foi a terceira vez que José Fonseca participou nos 100km de Abrantes, embora não se possa comparar muito bem os registos finais das três provas, uma vez que os percursos não sempre iguais, as condições meteorológicas também não são sempre iguais, entre outros aspetos, não deixa de ser interessante que em 2016 realizou o tempo de 13h46’01’’, em 2017 14h03’06’’ e em 2018 as já citadas 12h13’38’’ o que demonstra uma grande evolução deste ultramaratonista.
Na prova de 4x25Km a equipa vencedora foi o “União de Tomar / Trilhos dos Templários XPORFIT” composta por dois atletas de cada clube no nome representado. Marco Marques e Marco Francisco, atletas do União de Tomar e André Rosário e Tiago Gaspar, atletas da equipa Trilhos Templários XPORFIT. Iniciou a competição o atleta André Rosário que teve uma forte concorrência, tendo realizado uma boa prova, entregou o testemunho no 5º lugar a Tiago Gaspar que foi recuperando alguns minutos passando o testemunho em 4º lugar a Marco Marques que ao realizar o melhor tempo no seu percurso recuperou 3 lugares chegando ao primeiro lugar que foi mantido por Marco Francisco que ainda foi ganhando alguns minutos e assim conseguiram vencer prova com o tempo de 8h06’13’’ deixando os segundos classificados a mais de 12 minutos. A estafeta composta só por atletas veteranos do União FCI de Tomar também esteve muito bem classificando-se em 25º lugar da geral mercê das boas prestações no primeiro percurso por Alberto Graça que entregou o testemunho a Jorge Lercas que recuperou 8 posições, seguiu-se Manuel Martins que ainda passou mais um adversário tendo cortado a meta o atleta José Aleixo.
Ainda na mesma vertente, mas na prova feminina, a equipa vencedora foi composta inteiramente por atletas do União de Tomar, sendo o primeiro percurso efetuado por Ana Grácio que realizou uma prova muito cautelosa, pois foi mãe á pouco tempo o que está a originar um atraso na sua preparação, mas mesmo assim entregou o testemunho dentro previsto. Seguiu-se Paula Branco que aos poucos foi recuperando alguns minutos, chegando mesmo a subir um lugar na classificação, cabendo a Carolina Feliz efetuar o terceiro percurso e aproveitando o bom momento de forma foi reduzindo ainda mais a distancia para a primeira classificada, passando a responsabilidade para Maria Pinto tentar chegar ao primeiro lugar. Com uma determinação fora do vulgar Maria que recebeu o testemunho com um atraso de mais de 26 minutos da primeira classificada, foi aos poucos recuperando esse tempo, chegou à liderança e ainda conseguiu fazer a proeza de chegar com mais de 27 minutos de avanço! Com esta prestação magnífica a equipa nabantina terminou com o tempo de 11h45’35’’ enquanto a segunda classificada Porto de Mós a Correr terminou com 12h13’34’’. A Secção de Atletismo do União FCI de Tomar