É já neste sábado que terá lugar a quarta jornada da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. No domingo, recorde-se, há eleições Legislativas pelo que a ronda completa foi antecipada… e prevê-se emoção “a rodos”.
Fátima – Riachense: Por todas as razões e mais algumas, o Fátima é favorito. Joga em casa, tem os olhos colocados no título, está na máxima força enquanto o Riachense ainda apresenta várias baixas… e isto sem esquecer que na pré-temporada, e isso vale o que vale, os comandados de João Henriques “brindaram” os «alvi-negros» com cinco golos sem resposta. É verdade que o Fátima ainda não convenceu, mas restam poucas dúvidas que, dadas as circunstâncias, o Riachense já se podia dar como satisfeito se conseguisse empatar no João Paulo II.
U. Abrantina-Fazendense: Duas equipas à procura de pontos. A União Abrantina já “deu um ar da sua graça” em Almeirim mas, ainda assim, não evitou a derrota; o Fazendense, por sua vez, está a ser a desilusão inicial do campeonato e tem pouco espaço para manobra. O presidente Botas Moreira já garantiu à Hertz que o lugar do treinador Bruno Carrapato não está em risco mas parece óbvio que o dirige só ficará satisfeito se o Fazendense vencer em Abrantes. Não será fácil…
Rio Maior-U. Almeirim: Este jogo é uma incógnita, muito por força daquilo que se pode esperar deste “novo” Rio Maior. O treinador já é outro, já chegaram mais atletas, pelo que a equipa pode ressentir-se positivamente das mexidas… ou não. Resta esperar para ver. Do outro lado, a certeza de que vai estar um União de Almeirim forte tacticamente e de olhos colocados na conquista dos primeiros pontos na posição de visitante.
U. Tomar-Torres Novas: O jogo com mais história desta quarta jornada. Será mesmo o “derbie dos derbies” no distrito, se bem que, na actualidade, estejamos perante duas equipas longe de outros patamares passados. Será, por certo, um duelo marcado pelo equilíbrio: o conjunto nabantino não jogou na última semana e, por isso, ganhou tempo para “lamber as feridas” provocadas pelas inúmeras lesões; os torrejanos foram atingidos no orgulho com a derrota diante do Ouriense. Jogo talhado para o empate.
Empregados do Comércio-Amiense: Todas as atenções vão estar centradas no renovado campo da Ribeira de Santarém, onde os «Caixeiros» tudo irão fazer para continuar na pele de lideres. São favoritos, é um facto inegável, e já demonstraram que se sentem à vontade quando obrigados a assumir o jogo; do outro lado estará um Amiense que ainda não se estreou a pontuar… nem a marcar. Porém, passado o impacto negativo do ritmo alucinante de jogos, a equipa de Hugo Rafael pode, agora, retirar dividendos físicos dessa carga nas pernas.
Mação-Moçarriense: Um jogo em que o favoritismo é evidente para uma das equipas, neste caso para o Mação. O conjunto treinado por Paulo Costa, que segue num ritmo de duas derrotas seguidas, recebe um Moçarriense na mesma situação e ainda à procura da sua identidade de 1ª Divisão Distrital. Qualquer outro resultado que não seja a vitória do Mação, será surpresa.
Ouriense-Cartaxo: Se há expectativas centradas nesta jornada, grande parte está neste jogo. Restam poucas dúvidas de que quem vencer este duelo terá que ser considerada como equipa candidata aos lugares cimeiros. Aliás, o Cartaxo já fez por merecer esse estatuto, não só nesta temporada como na anterior; o Ouriense, verdade seja dita, tem que confirmar a surpresa que provocou em Torres Novas. Por isso, uma vez mais, entra na pele de “outsider” neste jogo.
Foto Riachense/Facebook