No passado domingo dia 25 de setembro, pelas 9:30h, o Município de Alvaiázere levou a cabo mais um passeio pedestre intitulado como Passeio Pedestre “Entre o Sagrado e o Profano”. Aceitaram este desafio de percorrer um trilho com aproximadamente 8 km, cerca de 15 caminhantes.
No percurso do Ramalhal ainda hoje é possível encontrar alguns testemunhos de outros tempos. São exemplos disso: as casas de piso térreo construídas com pedra da região que se encontram nas aldeias do Ramalhal, Cortiça, Loureira e Relvas; o Complexo Megalítico do Ramalhal que congrega mais de uma dezena de monumentos que foram erguidos durante o Megalitismo e que retratam uma sociedade dinâmica e integrada numa rede de contactos extensa; a pastorícia, sobretudo, na Cortiça que ilustra os usos e costumes de outros tempos; o conjunto de fornos de cal que demonstram que a exploração constituiu durante séculos uma atividade económica importante na zona, entre outras.
Este tipo de atividade/iniciativa, para além de promover o contacto direto com a natureza e o benefício para a saúde, é sem dúvida um excelente cartão-de-visita de Alvaiázere, por ser um meio direto de divulgação do património natural e arquitetónico. O próximo passeio realizar-se-á no próximo dia 30 de setembro, na Freguesia de Maçãs D. Maria, pelas 20h, com cerca de 5km, cuja concentração será na sede daquela Junta de Freguesia.