Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Museu de Alvaiázere desenvolveu um conjunto de atividades durante todo o dia de hoje, destinadas a públicos variados.
O dia iniciou com a inauguração da exposição temporária “Arte Contemporânea – Núcleo Expositivo VI” e subsequente visita exploratória destinada aos utentes do CAO.
O objetivo desta atividade foi a recriação de uma obra do artista Xana, aos olhos de cada um dos utentes, resultando depois numa série de trabalhos feitos por eles.
Ainda durante a manhã, foi a vez dos utentes do Lar 2 de Maçãs de Dona Maria levarem a cabo a atividade programada para o mês de maio, e inserida na Semana da Idade Maior: a criação e adorno de uma cruz com ervas e flores, no âmbito do dia da Vera Cruz, que segundo a tradição deveria ser colocada em terreno agrícola de forma a dar proteção e trazer abundância.
Durante a tarde, o Serviço Educativo do MMA desenvolveu a atividade “Saberes e sabores de outros tempos”, uma atividade destinada a um público “dos 8 aos 80 anos”.
A sessão contou com diversos ateliers e demonstrações de atividades tradicionais: Isabel Botas desenvolveu a arte da cestaria, Elisa Correia executou a arte da trapologia, Filomena Silva produziu o queijo tradicional e Maria Ferraz confecionou o enchido e o pão tradicional.
A tarde contou ainda com a apresentação do projeto ”Histórias e lugares como meio de inclusão”, bem como com a atuação musical de algumas alunas da Universidade Sénior e pretendeu ser, sobretudo, um momento de partilha de artes e saberes. No fim, houve uma pequena degustação dos saberes e dos sabores tradicionais.