ALVAIÁZERE – Museu Municipal organizou exposição itinerante

ALVAIÁZERE – Museu Municipal organizou exposição itinerante

A exposição itinerante irá estar patente ao público em todas as sedes das Juntas de Freguesia do Concelho de Alvaiázere.
Esta itinerância começou na Freguesia de Almoster, onde a exposição permanecerá até 31 de dezembro. De janeiro a agosto irá estar durante dois meses em cada uma das outras freguesia, ou seja, Alvaiázere, Maçãs de Dona Maria, Pelmá e Pussos S. Pedro.
A mostra «Alvaiázere, marcas da indústria artesanal no território» reúne um conjunto de 20 fotografias alusivas ao património pré-industrial do concelho de Alvaiázere.
Se hoje, a agricultura ainda tem uma forte expressão no território, a produção de azeite e de vinho são atividades que marcam positivamente a economia da região.
Outrora, a produção de linho, de cal, a moagem de cereais, entre outros ofícios tradicionais animaram a vida das aldeias locais.
Serão as memórias, ainda preservadas oralmente, e algumas tradições que se vão mantendo a par dos edifícios/objetos materiais, que nos permitem manter viva a identidade cultural desta comunidade.