ALVAIÁZERE – Jornadas Europeias do Património 2015

ALVAIÁZERE – Jornadas Europeias do Património 2015

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na sua grande maioria, é gratuito.

Durante os dias 25 e 27 de Setembro o Museu Municipal de Alvaiázere associa-se às comemorações nacionais das Jornadas Europeias do Património, promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural. Nesta edição de 2015 o tema proposto, Património Industrial e Técnico, terá eco num conjunto de várias que dão corpo ao programa diversificado proposto pelo Museu Municipal de Alvaiázere.

No dia 25, pelas 10h00, abrirá ao público a exposição temporária “Alvaiázere, marcas da indústria artesanal no território”; à noite, por volta das 20h30, a iniciativa “À conversa com” contará com as presenças da Dra. Olga Cavaleiro e da Arquiteta Paula Monteiro em torno da temática “Alvaiázere-Tentúgal, duas vilas, um senhor”.

No sábado, pelas 15h00, o MMA proporcionará a todos os interessados uma ação de sensibilização para a conservação preventiva.

No dia 27, Dia Mundial do Turismo, pela manhã, todos os inscritos no passeio pedestre serão convidados a percorrer uma rota de património pré-industrial e a explorar pequenas indústrias artesanais da freguesia de Alvaiázere (Carregal/Maçãs de Caminho).

À tarde, por volta das 14h30, está previsto um workshop de SCRAPBOOKING a partir de imagens do património concelhio.

A encerrar as atividades os presentes serão brindados pela performance do grupo “Trio de cordas” e do grupo coral “Alva Canto”.

A Biblioteca Municipal também se associa a esta iniciativa com a organização de um colóquio, em conjunto com a Associação de Defesa do Património Al-Baiaz, no dia 26 de setembro, pelas 10:30. Neste fórum serão constituídos dois painéis. O primeiro terá como interveniente a Professora Margarida Herdade Lucas e será subordinado ao tema “A indústria metalúrgica e o património do Médio Zêzere”. O segundo painel tem como orador o Investigador Miguel Portela, que fará uma abordagem à temática “Do oficial ao industrial: seis séculos de história na região de Monsalude”.