ALVAIÁZERE – “Férias Divertidas” no Museu aposta na educação patrimonial

ALVAIÁZERE – “Férias Divertidas” no Museu aposta na educação patrimonial

Após quatro semanas de intensas atividades chega ao fim o programa “Férias divertidas”. Dinamizado, nas duas primeiras semanas pela Biblioteca Municipal, a aprendizagem e o divertimento ditaram-se, nas duas últimas semanas com a equipa do Museu Municipal de Alvaiázere, através de oficinas pedagógicas de gastronomia, de ateliers de conservação preventiva e de artes decorativas e de visitas temáticas.

Refira-se que a iniciativa para além de ter tido por objetivo ocupar os tempos livres das crianças e jovens durante o período de férias escolares, visou também promover a educação patrimonial, através do contato direto e do envolvimento dos participantes nas várias tarefas ligadas à confeção de refeições e aos trabalhos de museografia: conservação preventiva, desenho e limpeza de bens culturais. Durante dez dias, de 03 a 14 de agosto, os participantes confecionaram as suas refeições/lanches (frango assado no forno com batata, carne grelhada com arroz, saladas frias, massa gratinada com atum, pão de centeio, pão com chouriço, folhado com salsicha, compota de courgette, bolo de bolacha, salame, serradura, leite creme, entre outras), decoraram com técnicas diversas peças em gesso e recipientes em vidro; e limparam, conservaram e/ou consolidaram bens culturais que necessitavam de pequenas intervenções.

Para além do trabalho de cozinha e de laboratório, os participantes efetuaram visitas aos diferentes espaços expositivos do Museu, à Quinta Biológica da Serra da Lousã, à Mata dos Sete Montes e ao Convento de Cristo (Tomar). A ação do ensinar, do fazer, do desenhar, do pintar e do conviver ou de qualquer outra técnica usada para estimular o interesse dos participantes contribuiu indubitavelmente para o sucesso do programa “Férias divertidas 2015”.