Uma exposição documental e iconográfica que reuniu parte do espólio de dezenas de colectividades do concelho. Da exposição constaram livros, fotografias, registos audiovisuais, estandartes, medalhas, galhardetes, instrumentos musicais, taças de diversas associações e colectividades.
O movimento associativo de Alvaiázere remonta ao início do século do XX, abarca as mais variadas vertentes, cultural, recreativa e desportiva, económica, cinegética, regionalista não esquecendo as instituições particulares de solidariedade social existentes no nosso território concelhio. O concelho tem cerca de 30 associações e colectividades e estiveram expostas, durante três meses (de março a junho), a quase totalidade das mesmas.
No decorrer deste período expositivo contámos ainda com a colaboração da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília num momento musical que sucedeu à apresentação da última obra do Dr. Filipe Antunes, ex-autarca alvaiazerense, do Grupo Columbófilo de Alvaiázere na participação do programa comemorativo do dia da criança com uma largada de pombos, do Clube de Caçadores do Concelho de Alvaiázere que explorou o tema da biodiversidade e sensibilizou as crianças do ensino pré-escolar para a problemática da extinção de algumas espécies do seu habitat natural e por fim, ainda se fizeram contatos para o Centro de Voo Livre de Alvaiázere promover um encontro durante o certame “Alvaiázere Capital do Chícharo”, não tendo o mesmo decorrido devido às condições meteorológicas desfavoráveis que se fizeram sentir.
O associativismo reveste-se de uma forte contribuição económica, através do investimento humano voluntário, estruturando o segmento específico da economia social, desenvolvendo uma ação que, de outra forma, ficaria extremamente onerosa para a comunidade e, na prática, difícil de realizar.
Durante este período, a Biblioteca Municipal promoveu o reconhecimento do valor associativo concelhio através da expressão do olhar a cada painel expositivo sobre o caminho que todos juntos vamos percorrendo, de forma solidária.
Com o objetivo de dar continuidade a este reconhecimento público a Biblioteca Municipal convidou as juntas de freguesia do concelho para, nos seus espaços divulgarem o tecido associativo do concelho através da criação de um calendário rotativo inter-freguesias durante o período de verão e irá também solicitar a colaboração de cada associação para a divulgação da ação associativa local, no site da Câmara Municipal.