A Câmara Municipal de Alcanena aprovou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 15 de março de 2021, a atribuição de um Voto de Louvor e Congratulação à Professora Doutora Elvira Maria Correia Fortunato, pelo prémio recentemente recebido (Prémio Pessoa), em reconhecimento da sua importante carreira enquanto destacada investigadora na área da Ciência dos Materiais Avançados e no papel importante que tem na divulgação, na promoção e no avanço da ciência no nosso país e no mundo. Elvira Maria Correia Fortunato é natural de Almada, mas filha de pais naturais de Louriceira, concelho de Alcanena, onde permanecia sempre que os seus pais se deslocavam a esta localidade, à qual sempre mantiveram as suas ligações. Elvira Fortunato é Engenheira Física e de Materiais, licenciada em 1987, pela Universidade Nova de Lisboa, onde leciona desde 1991 e onde obteve o grau de Doutor em Engenharia de Materiais, em 1995, e a Agregação (Livre Docência) em Microeletrónica e Optoelectrónica, no ano de 2005.
É Diretora do CENIMAT|I3N – Centro de Investigação de Materiais – Laboratório Associado – Instituto de Nano estruturas, Nano Fabricação e Nano Modelação do Departamento de Ciência dos Materiais e, desde setembro de 2017, Vice-Reitora da Universidade Nova. Pelos seus diversos trabalhos de investigação, recebeu já os mais conceituados prémios a nível mundial, sendo considerada uma das investigadoras mais importantes do mundo, no que diz respeito à Microeletrónica. Do seu extenso currículo, quer na investigação, quer na docência no ensino superior, já desempenhou vários cargos, todos de destaque, quer a nível nacional, quer internacional, liderando, sempre com extrema dedicação e entrega, a carreira que abraçou desde muito cedo. A equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat), liderada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins distinguiu-se, em 2008, pelo uso nos transístores de papel, como material isolante, em substituição do silício. Nesse mesmo ano, a investigadora foi galardoada pelo European Research Council, que lhe atribuiu o 1.º Prémio na área da engenharia, no valor de 2,5 milhões de euros, com a nota máxima da tabela classificativa (8), incluindo, assim, o nome de Elvira Fortunato no ‘Top 5’ mundial dos investigadores em eletrónica transparente. Por todo o trabalho desenvolvido, foi distinguida com o Grau de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Galati, na Roménia, tendo sido também agraciada por Sua Excelência, o Presidente da República, Aníbal António Cavaco Silva, com o Grau de “Grande Oficial” da Ordem do Infante D. Henrique. No dia 8 de maio de 2014, por ocasião da Comemoração do Centenário do Concelho de Alcanena, foi distinguida com a Medalha de Mérito do Município de Alcanena – Grau Ouro, na Categoria Personalidades. No dia 10 de novembro de 2015, foi oficialmente lançada a Estrutura de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia, com o anúncio dos sete membros do Grupo de Alto Nível de conselheiros científicos, onde está integrada a cientista portuguesa.
Na Reunião de Câmara realizada no dia 21 de dezembro de 2015, foi deliberado atribuir um Voto de Louvor e Congratulação, pela carreira enquanto investigadora e pelo papel importante que tem na divulgação e promoção da ciência no nosso país e no mundo. Na Reunião de Câmara realizada no dia 6 de fevereiro de 2017, foi deliberado atribuir um Voto de Louvor e Congratulação, pela conquista do Prémio Czochralsky 2017, prémio atribuído à investigadora pela Academia das Ciências Polaca, como reconhecimento do seu trabalho de investigação na área da Ciência dos Materiais Avançados. Foi ainda distinguida com o Prémio Mulheres do ano, Categoria Ciência LUX, em 2018, e com a Menção Honrosa do Prémio Científico da Cidade de Almada, em 2019. No dia 23 de setembro de 2020, Elvira Fortunato foi distinguida pela Comissão Europeia, com o Prémio Impacto Horizonte 2020, com o Projeto “Invisible” (Invisível), que consiste no desenvolvimento do primeiro ecrã transparente a partir de óxido de zinco, um material semicondutor de baixo custo, não degradável e que produz melhores resultados. Na Reunião de Câmara realizada no dia 19 de outubro de 2020, foi deliberado atribuir um Voto de Louvor e Congratulação pelo prémio recebido. No dia 11 de março de 2021, Elvira Fortunato foi escolhida pelo júri do Prémio Pessoa, uma iniciativa conjunta do Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que distingue a personalidade das Artes, Ciência ou Cultura que, em cada ano, se destaca pela sua obra. É a sétima mulher e, também, a sétima cientista, a ser distinguida com o maior galardão atribuído em Portugal à personalidade das áreas das Artes, Ciência ou Cultura cuja obra mais se tenha destacado em cada ano. www.cm-alcanena.pt