Início REGIONAL ALCANENA – Transporte a Pedido entra em vigor a partir de Abril

ALCANENA – Transporte a Pedido entra em vigor a partir de Abril

No âmbito da implementação no concelho de Alcanena, a partir do próximo mês de abril de 2017, do Serviço de Transporte a Pedido, foi presente à Reunião de Câmara, realizada a 20 de março de 2017, para conhecimento, o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo – Mobilidade Flexível – Análise Preliminar e Proposta Primária Concelho de Alcanena. O projeto encontra-se em fase de adjudicação, estando já enquadrado em orçamento municipal, aprovado pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal de Alcanena, sendo o orçamento associado à continuidade dos Serviços de Transporte a Pedido no concelho de Alcanena é de 1.800,00€ anuais.

O Serviço de Transportes a Pedido tem vindo a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com o objetivo de promover novas soluções de transporte público, adaptadas às zonas de baixa densidade populacional.
Trata-se de um serviço de transporte público, que permite dar uma resposta eficiente aos problemas de mobilidade que se verificam na região, proporcionando uma oferta de serviços de transporte coletivo em zonas com baixa densidade populacional, numa lógica de inclusão social. O Transporte a Pedido, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque pressupõem que o cliente desencadeie a viagem, contactando previamente uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

Como regra geral, assumiu-se o objetivo de ligar os diversos lugares à sede de concelho. Dado que uma fatia muito importante da procura deste tipo de serviço corresponde à população idosa, cuja motivação para as deslocações se encontra frequentemente ligada a motivos de saúde, considerou-se fundamental que os circuitos propostos permitissem a ligação direta aos equipamentos de saúde, nomeadamente Extensões de Saúde e Centros de Saúde. Para o concelho de Alcanena, foram definidos 5 percursos, que totalizam cerca de 80 km de extensão. Destes, quatro circuitos foram classificados como prioridade 1 (66 km) e apenas um como prioridade 2 (14 km). A realização de cada um destes circuitos encontra-se programada em dois dias úteis por semana, independentemente do período do ano, o que corresponde à sua operação em cerca de 102 dias por ano.

Cinco circuitos disponíveis:
– Circuito de Bugalhos (Filhós, Bugalhos, Casal Saramago, Casais Romeiros, Pousados, Casal da Arranjela);
– Circuito de Espinheiro, Malhou e Louriceira (Espinheiro, Chã de Cima, Malhou, Moita, Louriceira);
– Circuito de Minde e Moitas Venda (Vale Alto, Covão do Coelho, Minde, Casais Robustos, Moitas Venda);
– Circuito da Serra de Santo António e Monsanto (Serra de Santo António, Covão do Feto, Casais da Moreta, Carvalheiro, Monsanto);
– Circuito Urbano de Alcanena (Vila Moreira, São Pedro, Raposeira, Gouxaria, Peral, Monte Branco, Tojal).
Para mais informações ligue 241 360 444, contacte a Câmara Municipal de Alcanena ou consulte o sítio www.transporteapedido.mediotejo.pt.