Na sequência da abertura do período de apresentação de candidaturas, no âmbito da medida DLBC – Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, a Câmara Municipal de Alcanena aprovou, na sua reunião realizada a 16 de janeiro de 2017, a submissão da candidatura “Requalificação do Miradouro Joaquim Ramos Vieira” à referida operação, no âmbito do PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2020. O presente aviso tem como objetivo preservar, conservar e valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, nomeadamente através de intervenções de recuperação e beneficiação do património, e seu apetrechamento, sinalética de itinerários paisagísticos, ambientais e agroturísticos e elaboração e divulgação de material documental relativo ao património alvo de intervenção, sendo as operações ao abrigo desta medida de apoio financiadas em 50%.
O investimento previsto ronda os 20.000,00€ (IVA incluído), consistindo a intervenção na substituição de colunas e luminárias; recolocação de azulejos nos bancos e alegretes adjacentes; recolocação de calçadas; reparação de capeamentos dos muros em tijolo cerâmico maciço; pinturas; substituição de floreiras em pedra; requalificação de floreiras existentes, permitindo que as mesmas fiquem com maior dimensão e possibilitem um maior desenvolvimento das espécies aí colocadas. O objetivo da presente intervenção é devolver à vila de Alcanena a dignidade daquele espaço, mandado construir, em 1937, pelo então Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Ramos Vieira, com o intuito de proporcionar aos visitantes e aos próprios alcanenenses uma magnífica panorâmica daquela zona da vila.
A requalificação deste espaço permite dotar a vila de Alcanena de um espaço renovado, onde turistas e visitantes poderão contemplar uma vista sobre a vila, apreciar os painéis de azulejos e descansar, à sombra, num dos bancos de pedra existentes. O projeto será submetido à Assembleia Municipal de Alcanena para que aquele órgão certifique o reconhecimento de interesse público para as populações e economia local do projeto em apreço, certificação a apresentar em sede de candidatura. www.cm-alcanena.pt