Início AGENDA ALCANENA – Quiroptário fora de portas

ALCANENA – Quiroptário fora de portas

Nesta terça-feira, às 15h00, será inaugurada a exposição itinerante “Morcegos às Claras”, uma das vertentes do projeto de sensibilização ambiental, Quiroptário Fora de Portas, que tem como principal objetivo alertar para a necessidade de mudança de atitudes e comportamentos negativos associados aos morcegos. Na inauguração, estarão presentes representantes do governo central e autarquias locais, como a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira; representantes da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; representantes das entidades envolvidas no financiamento do projeto (POSEUR, CCDRC, CIMT); diretores dos agrupamentos de escolas da região, como Ana Cláudia Cohen (Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena); representantes das entidades parceiras, como Rui Pedrosa (Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria) e Maria de Jesus Fernandes (Diretora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo – ICNF); e representantes de outras entidades de relevo na região.

A exposição “Morcegos às Claras”, dirigida especialmente a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, é composta por vários módulos interativos que permitem explorar, de forma divertida e cativante, algumas das características dos morcegos que mais despertam a curiosidade do público escolar. O que comem, qual o seu tamanho ou o tipo de ameaças que enfrentam são alguns dos conteúdos que os alunos vão poder desenvolver através de jogos educativos e outras atividades exploratórias.

O projeto “Quiroptário Fora de Portas” contempla, ainda, um portal com informação científica e recursos educativos em diversos formatos, dirigidos a professores, e um livro infantil para alunos do 1º ciclo do ensino básico. É também objetivo deste projeto implementar ações de sensibilização para a conservação dos morcegos junto da comunidade escolar: campos de trabalho científico com alunos do ensino secundário, um concurso nacional para a produção de um vídeo, ações de sensibilização realizadas por investigadores nas escolas ou as já conhecidas “Noites dos Morcegos”.
O projeto “Quiroptário Fora de Portas” é financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcanena, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Mais informações sobre o projeto e solicitação da exposição itinerante em www.alviela.cienciaviva.pt