ALCANENA – Obras no sistema de águas residuais continuam a avançar

ALCANENA – Obras no sistema de águas residuais continuam a avançar

No sentido de garantir a implementação do Plano Estratégico, continuam em curso as obras, em várias frentes, para a melhoria do sistema de tratamento de águas residuais em Alcanena. A AQUANENA consignou recentemente duas empreitadas:

– Cobertura de tanques de homogeneização da ETAR de Alcanena e respetivo tratamento dos gases para controlo da libertação de odores;

– Novo Sistema de injeção de oxigénio puro nos tanques de homogeneização;

Estes dois projetos, que irão avançar em breve, visam dar resposta a um dos principais objetivos de toda a intervenção: a redução dos odores ofensivos provenientes do sistema de tratamento da ETAR de Alcanena. Em fase de obra no terreno estão também dois outros projetos muitos importantes para a redução de odores em todo o sistema de tratamento, incluindo na rede de coletores distribuídos pelo concelho:

– Reabilitação da Obra de Entrada de Efluente na ETAR, com tratamento do ar;

– Sistema de Controlo de Sulfuretos nos Emissários (Coletores), a decorrer em três pontos diferentes da rede;

É de referir que as obras têm sofrido alguns atrasos devido à escassez mundial de fornecimento de matérias-primas e de componentes. Por outro lado, a AQUANENA continua a trabalhar, de forma regular e empenhada, e em conjunto com o setor industrial, para encontrar uma solução para a valorização futura das lamas que são, atualmente, depositadas em aterro. Esta solução permitirá também contribuir, em grande parte, para a redução dos odores ofensivos, uma preocupação de todos os munícipes. De assinalar também que a AQUANENA deu início a um outro investimento de mais de um milhão de euros para a instalação de uma unidade de producao de energia, de modo a reduzir os custos de exploração, os quais, nos últimos meses, e resultado do panorama energético mundial, subiram significativamente.