Início AGENDA ALCANENA – Noite das Criaturas das Trevas no Centro Ciência Viva do...

ALCANENA – Noite das Criaturas das Trevas no Centro Ciência Viva do Alviela

Está a chegar a Noite das Bruxas. Mais conhecida como Halloween, esta festa de tradição anglo-saxónica vem acompanhada de fantasmas, lobisomens, abóboras, vassouras e das tão temidas criaturas das trevas. Sapos, morcegos, corujas, insetos ou aranhas de tamanho gigante são ingredientes que não podem faltar nas poções das bruxas.
Mas será que os sapos são seres nojentos e viscosos utilizados em bruxarias? Os morcegos sugam sangue como o Conde Drácula da Transilvânia? As corujas são um prenúncio de morte ou azar? As aranhas, os insetos e os répteis são bichos perigosos com mordidelas dolorosas e mortais? Descubra os segredos por trás dos mitos e superstições atribuídos aos animais noturnos no próximo dia 4 de novembro, a partir das 21h00, na Noite das Criaturas das Trevas do Centro Ciência Viva do Alviela. Vista-se a rigor, com um bom disfarce, traga a lanterna e conheça locais “sinistros” como as grutas e os charcos, na companhia de biólogos que lidam diariamente com a conservação da biodiversidade. Venha conhecer as criaturas da noite!

As inscrições são obrigatórias e têm um custo de 3€ por participante.
Horário: das 21:00h às 00:00h
Nº Mínimo de Participante: 10 | Nº Máximo: 25

PROGRAMA
21:00h | Morcegos e rapinas
Maria João Silva (Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio) e Inês Roque (LABOR – Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora)
Auditório do Centro Ciência Viva do Alviela
22:00h | Percurso noturno para observação da fauna da região (anfíbios, répteis, quirópteros, rapinas noturnas, insetos, lepidópteros noturnos e aracnídeos)
Albano Soares (TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) e Jael Palhas (Charcos Com Vida | CIIMAR-UP – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto)
Área envolvente ao Centro Ciência Viva do Alviela
Informações e Inscrições: info@alviela.cienciaviva.pt ou 249 881 805 (até 3 de novembro).
Esta atividade realiza-se pelo quinto ano consecutivo em vários pontos do país, de 28 de outubro a 5 de novembro, com a participação de instituições de divulgação científica e conservação da Natureza. Este ano, decorrem iniciativas também noutros concelhos do Norte, Centro e Sul do país. Consulte o programa nacional em www.criaturasdastrevas.pt