No âmbito da cerimónia “Regenerar Alcanena” 2024, realizada a 4 de outubro, no Cine-Teatro São Pedro, o Município de Alcanena, procedeu à entrega dos Galardões Acreditar Alcanena 2024. Na categoria Carreira, que reconhece indivíduos que se tenham distinguido ao longo da sua carreira e que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade, o executivo municipal deliberou, por unanimidade, atribuir o Galardão a seis médicos que exerceram ou exercem a sua atividade profissional no concelho de Alcanena, em reconhecimento de toda uma vida dedicada à prestação de serviços de saúde à comunidade, nomeadamente nos cuidados de saúde primários, tendo sido o suporte da resposta local, acompanhando os agregados familiares durante várias gerações. Na fase mais difícil do SNS – Serviço Nacional de Saúde, estes profissionais mantêm-se ao serviço da população, mesmo que próximos ou após a aposentação, continuando a consultar e a acompanhar os utentes, o que demonstra a sua preocupação com o problema que o país enfrenta no que respeita à falta de respostas na saúde, procurando fazer parte da solução do mesmo, ao disponibilizar o seu tempo e energia ao serviço da saúde. O Galardão foi entregue aos médicos João Paulo Batista, José Augusto Ruivo, Luís Tiago Gaspar, Maria Filomena Bogas e Nuno Ferreira. O executivo municipal deliberou também, por unanimidade, a atribuição do Galardão Carreira a Jorge Manuel Justo.
Na categoria Responsabilidade Social, o Galardão foi entregue às Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do Concelho, em reconhecimento do seu papel enquanto estruturas de proximidade, sempre na primeira linha de acompanhamento das populações. As Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia são os primeiros parceiros dos Municípios na análise do território, na definição de estratégias e na decisão das melhores ações a desenvolver, pois são elas que melhor conhecem as pessoas, as comunidades, a cultura, as condições económicas, as fragilidades e o potencial dos territórios. De ressalvar, ainda, a sua ação altamente eficaz e fundamental durante a pandemia COVID-19, de acompanhamento, proximidade, atenção e cumprimento das regras impostas naquele período.
Na categoria PME Líder 2023 (empresas reconhecidas com esse estatuto pelo IAPMEI), o Galardão foi atribuído às seguintes empresas:
– A Transportadora Ideal de Minde, Lda.;
– ABR, Equipamentos Industriais, Lda.;
– AFT – Transportes Rodoviários de Mercadorias, Unipessoal, Lda.;
– Chempro – Comércio, Importação e Exportação de Produtos Químicos, Unipessoal, Lda.;
– Curtumes Boaventura, Lda.;
– Demoscore, Lda.;
– Dreamfields, Lda.
– Indutan – Comércio e Indústria de Peles, Lda.;
– J.C. Ramalho e C.ª, S.A.
– Joaquim Pinheiro Santos, Sucessores, Lda.
– José Reis Marques & C.ª Lda.
– Mikroquímica – Produtos Químicos, Lda.
– Patrício & Mateus – Indústria e Comércio de Artesanato em Peles para Decoração, Lda.;
– Primma – Produção Industrial de Moda em Malhas, Lda.;
– Ramilo Gomes, Lda.;
– Rijoma, Indústria de Têxteis, Lda.;
– Secal, Engenharia e Construções, S.A.
Já o Galardão PME Excelência 2022 (empresas reconhecidas com esse estatuto pelo IAPMEI) foi atribuído a:
– ABR, Equipamentos Industriais, Lda.
– Curtumes Boaventura, Lda.;
– Joaquim Francisco Inácio, Sucessores, S.A.