O Agrupamento de Escolas de Alcanena, em colaboração com o CDOS, Bombeiros Municipais de Alcanena, Bombeiros Voluntários de Minde, GNR, Serviço Municipal de Proteção Civil e Centro de Saúde de Alcanena, promoveu a realização de dois exercícios de evacuação, realizados na EB 2,3 de Minde, no dia 24 de fevereiro de 2016, e na Escola Secundária de Alcanena, no dia 25 de fevereiro de 2016.
O exercício de evacuação realizado em Minde teve como cenário um incêndio resultante de um curto-circuito na sala 12, do qual resultou um ferido que não conseguiu sair da sala. Os intervenientes neste exercício foram funcionários, alunos e professores da EB 2,3 de Minde, Bombeiros Voluntários de Minde, GNR e Centro de Saúde de Alcanena, tendo estado presentes neste exercício, em representação da Câmara Municipal, o Vereador Luís Pires e a Técnica do Gabinete Técnico Florestal, assim como o Comandantes dos Bombeiros Municipais de Alcanena.
O cenário do exercício de evacuação realizado na Escola Secundária de Alcanena consistiu num incêndio resultante de um curto-circuito numa sala de informática, na qual ficaram retidos dois alunos. Intervieram neste exercício funcionários, alunos e professores da Escola Secundária de Alcanena, Bombeiros Municipais de Alcanena, GNR e Centro de Saúde de Alcanena. Estiveram presentes no mesmo, em representação da Câmara Municipal de Alcanena, a Vereadora Maria João Gomez, o Vereador Luís Pires, um técnico do Serviço de Ensino da Câmara Municipal e a Técnica do Gabinete Técnico Florestal.
Os objetivos gerais de ambos exercícios consistiram em dotar as escolas de um nível de segurança eficaz e rotinar procedimentos para o cenário apresentado, assim como testar a capacidade de resposta ao exercício. Os objetivos específicos visaram dotar cada um dos intervenientes educativos de um conjunto de competências que permitam a sua proteção, bem como articular procedimentos com os agentes de proteção civil. www.cm-alcanena.pt