ALCANENA – Ex-Comandante dos Bombeiros foi condecorado no dia em que o...

ALCANENA – Ex-Comandante dos Bombeiros foi condecorado no dia em que o novo Comando tomou posse

Teve lugar, no Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena, a primeira sessão do Ciclo “Conversas à Segunda”, dedicada à temática da Proteção Civil. A iniciar a sessão foi atribuída a Jorge Frazão, Ex-Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, a Medalha de Valor e Altruísmo do Município de Alcanena, em reconhecimento dos serviços prestados à corporação e à comunidade, assim como do seu “espírito de sacrifício, coragem, bravura, abnegação e amor ao próximo”, características e valores presentes na sua “distinta folha de serviços, carreira e desempenho profissionais”.
Seguiu-se o ato de Tomada de Posse do novo Comando dos Bombeiros Municipais de Alcanena, liderado por Paulo Silva, que terá, a coadjuvá-lo, Jorge Frazão (2º Comandante) e Sancho Dias (Adjunto do Comando). Nesta sessão, foi também apresentado o PPI – Plano Prévio de Intervenção, documento que visa operacionalizar a ativação imediata dos meios de socorro dos Corpos de Bombeiros existentes no concelho de Alcanena. A apresentação do documento esteve a cargo da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Alexandra Sousa, tendo, depois, sido assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, e pelos Comandantes das corporações dos Bombeiros Municipais de Alcanena e dos Bombeiros Voluntários de Minde, Paulo Silva e Sérgio Henriques, respetivamente. Seguiram-se as intervenções das entidades oficiais. Tereza Sampainho elogiou a ação dos bombeiros do concelho, dirigindo especiais palavras de apreço ao ex-comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Jorge Frazão, e endereçando votos de sucesso aos novos elementos do comando. Jorge Frazão agradeceu aos elementos que, consigo, lideraram o anterior comando da corporação, assim como a todos os elementos do corpo de bombeiros, sem exceção, garantindo que continuará a trabalhar e a dar o seu melhor, em prol dos Bombeiros Municipais de Alcanena. Por sua vez, Paulo Silva comprometeu-se com empenho e trabalho no desempenho das suas novas funções, afirmando contar com o apoio de todos e agradecendo a confiança em si depositada. O Presidente da ANEPC, General Duarte da Costa parabenizou Jorge Frazão, enaltecendo a sua capacidade de continuar a servir a população e a corporação. Na sua intervenção, o General Duarte da Costa afirmou a importância da coordenação entre todas as entidades do sistema, que têm de funcionar em estreita articulação, tendo, ainda, elogiado a ação dos bombeiros voluntários e sapadores, que considerou a “espinha dorsal” da Proteção Civil. Manifestando, ao Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, total disponibilidade e apoio da ANEPC, o General Duarte da Costa terminou a sua intervenção, pedindo aos bombeiros que “olhem sempre pela sua segurança”.
A finalizar esta sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, começou por dirigir palavras de apreço e consideração pelo trabalho desenvolvido pelo anterior comando dos Bombeiros Municipais de Alcanena. Prosseguiu, fazendo referência ao Plano Prévio de Intervenção, com o qual se pretende uma intervenção rápida e de articulação entre os Bombeiros Municipais de Alcanena e os Bombeiros Voluntários de Minde, corporações das quais muito se orgulha. Rui Anastácio elogiou a capacidade de organização de Paulo Silva, novo Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, bem como a sua capacidade de maximização de receitas e de recursos. A Jorge Frazão, o autarca agradeceu reconhecidamente a sua dedicação insuperável à causa e à terra, enaltecendo a sua humildade. O Presidente da Câmara terminou a sua intervenção agradecendo a dedicação de todos os bombeiros, sem exceção. www.cm-alcanena.pt