A AQUANENA obteve um bom desempenho na avaliação dos indicadores de qualidade de serviço de abastecimento de água e de saneamento das águas residuais, referentes à atividade do ano de 2020.
Os dados resultam da avaliação da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e integram o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), no qual é feita a análise comparativa de todas as entidadesgestoras do país.
Os diversos indicadores estão organizados por três grandes áreas: Adequação da interface com o utilizador, sustentabilidade da gestão de serviço e sustentabilidade ambiental.
A cada indicador é atribuída uma classificação de qualidade de serviço, que pode variar entre “BOA”, “MEDIANA” e “INSATISFATÓRIA”.
Foco na QUALIDADE DE SERVIÇO e na relação com o utilizador
No grupo de indicadores que dizem respeito à relação direta como cliente/utilizador – Adequação da Interface com o utilizador–salienta-se que a AQUANENA obteve a avaliação máxima de qualidade “BOA” na esmagadora maioria dos parâmetros analisados, tanto no abastecimento de água como no saneamento de águas residuais:
-Acessibilidade física ao serviço: mais de 90% do número total de alojamentos, localizados na área de intervenção da entidade gestora, têm acessibilidade aos serviços;
– Acessibilidade económica ao serviço: adequada capacidade económica das famílias para suportarem o valor associado aos serviços prestados pela AQUANENA;
-Resposta a Reclamações e Sugestões: 100% de respostas a reclamações enviadas aos clientes dentro dos prazos estabelecidos;
– Água Segura: indicador que avalia a qualidade e a segurança da água fornecida; no concelho de Alcanena, tem um valor médio de 99,87% de cumprimento de parâmetros, uma percentagem acima da média nacional e da média da Região Centro.
– Número de ocorrências de falhas no abastecimento: indicador que avalia o número de falhas no abastecimento de água superiores ou iguais a seis horas, no espaço de um ano, e que tem um valor bem inferior a 1 falha por cada 1000 ramais existentes;
Aposta na MELHORIA CONTÍNUA
No âmbito desta avaliação da ERSAR destacam-se ainda alguns indicadores de qualidade de serviço que merecem uma atenção especial, pois apresentam classificação mediana ou insatisfatória.
O objetivo da AQUANENA, já devidamente quantificado e operacionalizado em medidas concretas, é de promover a melhoria dos indicadores com qualidade insatisfatória, que se apresentam nas áreas relacionadas com a Sustentabilidade da Gestão do Serviço e da Sustentabilidade Ambiental.
Na área da Sustentabilidade da Gestão do Serviço, o objetivo da AQUANENA é de melhorara eficiência da gestão dos sistemas:
– Reabilitação de condutas e coletores: avaliação que será revista no âmbito do Plano de Renovação e reabilitação de Redes que a entidade tem previsto;
– Adesão ao serviço: a percentagem de alojamentos existentes no concelho que têm ligação efetiva às infraestruturas de serviço é influenciada negativamente pelo elevado número de alojamentos que estão vagos ou devolutos e que, por isso, não possuem contrato de serviço ou ainda pelos alojamentos sem ligação às redes pelo facto de possuírem origens alternativas de água ou soluções individuais de tratamento de águas residuais.
Na avaliação dos indicadores de Sustentabilidade Ambiental, destaca-se:
– Cumprimento da licença de descarga: o indicador é influenciado negativamente pela situação da ETAR de Alcanena e do cumprimento da licença de rejeição no meio hídrico; a melhoria deste indicador é um dos objetivos subjacentes aos investimentos previstos na primeira fase do Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Alcanena, cujo valor global, para os próximos dois anos, é de 7,6 milhões de euros; a obtenção de classificação “BOA”implica o cumprimento de 100% das análises; ainda assim, este indicador tem atualmente uma percentagem elevada de cumprimento, de 92%.
Mais detalhes e informações sobre a Qualidade do Serviço pode ser obtida em www.aquanena.pt, no separador dedicado à QUALIDADE.
Para mais informações contacte comunicacao@aquanena.pt.