A Ecopilhas promoveu, no Natal de 2015 (até 31 de dezembro de 2015), o Peditório Nacional de Pilhas e Baterias Usadas a favor do Instituto Português de Oncologia (IPO). Os municípios e as juntas de freguesia da região da RESITEJO associaram-se a esta campanha em favor da doação de um LASER CO2 ACUPULSE, para tratamentos de Dermatologia em Cirurgia de Ambulatório.
O sistema de LASER CO2 fracionado tem como objetivo o tratamento de tumores cutâneos da pele, menos invasivos, com anestesia local, tais como: basiliomas superficiais, doença de Bowen (carcinoma espinocelular in situ), queratoses atínicas hipertróficas e outras lesões pré-malignas. Este tratamento é realizado em cirurgia de ambulatório, pela especialidade de Dermatologia, abrangendo cerca de 20% dos doentes atendidos na consulta de Dermatologia do IPO. Na sua grande maioria estes tipos de tratamentos são realizados em grupos etários mais avançados.
O 7º Peditório Nacional de Pilhas e Baterias, que decorreu também no concelho de Alcanena, consistiu na recolha de pilhas usadas de lanternas, relógios, rádios, brinquedos, comandos e as baterias usadas de aparelhos como as máquinas fotográficas, telemóveis, computadores portáteis, ferramentas elétricas, entre outros, num dos pilhões distribuídos pelo concelho. No dia 29 de dezembro de 2015, o Ribas (mascote da Resitejo) visitou o Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, onde foi recebido pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e entregou um dos pilhões distribuídos pelo concelho.
Poderá continuar a entregar as pilhas e baterias nas Juntas de Freguesia do concelho e no CCVA – Carsoscópio, em prol do ambiente e da sua saúde. www.cm-alcanena.pt