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ALCANENA – Coronavírus. Foi dectectado surto na AQUANENA. A outro nível, Câmara avança para a realização de quatrocentos testes

Há 17 infecções confirmadas na AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena. Esta estrutura, refira-se, testou todos os seus trabalhadores, incluindo o Conselho de Administração, num total de quarenta e oito elementos. Em comunicado, a empresa refere que os casos detectados dizem respeito a pessoas assintomáticas, todas elas acompanhadas e a cumprir o necessário isolamento. Entretanto, ainda por Alcanena, a Câmara vai avançar para a realização de quatrocentos testes de despistagem, dirigidos aos trabalhadores da autarquia, escolas e bombeiros. A Hertz confirmou este cenário junto de Fernanda Asseiceira, presidente do municipio:

AQUANENA fez ponto de situação – Entretanto, em comunicado enviado para a Hertz, a empresa fez um ponto de situação em torno deste momento delicado. Eis o texto, na íntegra: «A AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, na sequência da deliberação do Conselho de Administração (CA), do dia 13 janeiro, como medida preventiva para a proteção de todos os seus trabalhadores e clientes, promoveu a realização de testes rápidos de rastreio à COVID-19, a todos os seus trabalhadores incluindo o CA. No universo de 50 trabalhadores, foram testados 46 e dois elementos do CA. Desses testes resultaram 17 positivos, todos assintomáticos, que já foram comunicados à Autoridade de Saúde, estando a ser acompanhados e a cumprirem o necessário isolamento. Na sequência dessa situação, que levanta preocupações à saúde pública, à saúde dos nossos colaboradores e à atividade operacional da empresa, a AQUANENA reforçou as seguintes medidas:

– Descontaminação de todos os espaços da empresa e da frota de viaturas;

– Reprogramação da atividade dos vários setores da empresa para salvaguardar a operacionalidade e a prestação dos serviços essenciais à população;

– Reforço e acompanhamento das medidas previstas no Plano de Contingência, em vigor na empresa.

Para acompanhamento da situação e de acordo com as orientações da DGS, a AQUANENA irá proceder à repetição dos testes, a todos os trabalhadores que tiveram testes negativos. Antes da deteção deste surto, e já em período de novo Estado de Emergência, a AQUANENA tinha implementado medidas de teletrabalho e de desfasamento de horários entre equipas. O atendimento aos clientes é assegurado, preferencialmente pelo telefone 249 899 414 e pelo e-mail servico.clientes@aquanena.pt, mantendo-se sempre que necessário e justificável, o regime presencial por marcação prévia. Tratando-se de uma empresa integrada num setor considerado estratégico e essencial, a AQUANENA manterá a sua atividade regular. A AQUANENA agradece a compreensão de todos».