Início REGIONAL ALCANENA – Câmara aprova Voto de Reconhecimento e Pesar a Fernando Calado...

ALCANENA – Câmara aprova Voto de Reconhecimento e Pesar a Fernando Calado Carvalho

A Câmara Municipal de Alcanena aprovou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 1 de fevereiro de 2021, um Voto de Reconhecimento e Pesar em homenagem a Fernando Calado Carvalho, falecido no dia 28 de janeiro de 2021, aos 88 anos de idade. Fernando Calado de Carvalho nasceu a 7 de março de 1932, em Gouxaria, onde sempre residiu até ao momento da sua morte. Aos 11 anos de idade começou a trabalhar na fábrica que seu pai fundou com o seu nome – António Nunes de Carvalho – em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial, numa conjuntura extremamente adversa. Ainda enquanto jovem, dedicado, empreendedor e criativo, com a morte prematura do seu pai, António Nunes de Carvalho, aos 58 anos de idade, assumiu, na década de 60, em sociedade com o seu irmão António Calado Carvalho, a gestão da empresa de curtumes “António Nunes de Carvalho”. Fernando Calado Carvalho, responsável pela área da produção e tecnologia, e o seu irmão, António Calado Carvalho, responsável pela área financeira e comercial, deram continuidade ao sucesso do pai, herdando dele a visão, o empenho, o empreendedorismo e dedicação ao sector dos curtumes. Como responsável técnico, Fernando Calado de Carvalho, fortalece o seu know-how, através de formações especializadas no exterior, em empresas químicas de renome, como a Bayer, Sandoz e BASF. Prosseguindo no desenvolvimento empresarial, em 1969, os irmãos Carvalho, em conjunto com outra empresa da região, no que constituía uma inovadora parceria no setor, compraram a empresa Curtumes do Lys, em Leiria, que se dedicava à produção de couro de bovino para calçado.

Foi com o 25 de abril de 1974 que surgiram novas oportunidades, permitindo que diversificassem a sua produção nos mais variados setores da economia, nomeadamente, o setor automóvel, vestuário, calçado, mobiliário, entre outros, levando a que o Grupo Carvalhos investisse numa nova empresa, a Couro Azul S.A., construída de raiz para a produção de peles de bovinos destinadas a calçado, mobiliário e ao setor automóvel. Na década de 80, foi adquirido o restante capital de Curtumes do Lys e, perante a perspetiva de alterações significativas (a deslocalização do principal mercado – a indústria de calçado), o Grupo decidiu, uma vez mais, numa antecipação estratégica, diversificar o seu negócio para a área de estofos e automóvel. Ainda na década de 80, foi criada a Couro Azul, que correspondeu à deslocalização da unidade de Leiria para Alcanena, que se afirmava, cada vez mais, como o centro de excelência do Cluster do Couro em Portugal. Hoje, o Grupo é constituído por duas empresas:

– António Nunes de Carvalho, S.A., dedicada à produção de couro para os setores de transporte (automóvel, ferroviário e aeronáutico) e moda (calçado), e
– Couro Azul, S.A., que, a partir de 1997, tem vindo a ganhar importante quota no mercado automóvel, produzindo couro e cortes para volantes, bancos e outros acessórios.

Em conjunto, as empresas exportam cerca de 76% do seu volume de negócios, para 25 mercados, e concentram a sua produção em Alcanena, onde empregam, atualmente, cerca de 700 pessoas. A determinação e o espírito empreendedor de Fernando Calado Carvalho e do seu irmão, António Calado Carvalho, prosseguida pelos seus descendentes, contribuíram para que o Município de Alcanena se tenha afirmado no setor dos curtumes, enquanto Capital da Pele, sendo reconhecido a nível nacional e internacional. A Câmara Municipal de Alcanena, a 8 de maio de 2014, na cerimónia realizada no âmbito das comemorações do 1.º Centenário da Fundação do Concelho de Alcanena, atribuiu à empresa Couro Azul S.A., a Medalha de Mérito do Município de Alcanena – Grau Ouro – como reconhecimento da sua importância, no setor empresarial do concelho de Alcanena. A Câmara Municipal de Alcanena, em homenagem a Fernando Calado Carvalho, pelo acima exposto, deliberou a atribuição de um voto de reconhecimento, pelo Homem que foi e pelo seu percurso empreendedor, e de pesar, pelo seu falecimento. www.cm-alcanena.pt