No próximo dia 18 de junho, pelas 16h00, o artista plástico e professor, Heitor Chichorro (1944, Torres Vedras), inaugura a exposição “Tágides”, no ArtSpace João Carvalho, em Alcanena. A exposição é composta por um núcleo de aproximadamente 50 trabalhos, desenvolvidos em pinturas a óleo e desenhos a aguarela e tinta-da-china, que têm como tema central a mulher. Partindo do imaginário das Tágides, figuras da mitologia grega que habitavam o rio Tejo, e às quais o escritor Luís de Camões pediu inspiração para compor a sua obra “Lusíadas”, o artista apresenta um conjunto de obras onde a mulher surge como musa/ninfa – quase sempre desnudada – com expressões faciais espontâneas, representando-as tanto a solo como em narrativas visuais mais habitadas.
“O corpo, a silhueta e a volumetria da mulher são aspetos que me fascinam e que me interessam explanar. A mulher é, aliás, um dos temas mais retratado na História da Arte”, afirma Heitor Chichorro. No próprio corpo de trabalho do artista, constituído ao longo de mais de 60 anos, o nu feminino é um dos temas mais recorrentes. De entrada livre, a exposição estará patente de 18 de junho a 30 de julho de 2022, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, e sábados das 15h00 às 19h00.
Sobre Heitor Chichorro – Pintor, ilustrador, professor, João Heitor Chichorro nasceu em Torres Vedras em 1944. Concluiu o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1972 e, à semelhança de outros jovens artistas plásticos da sua geração, também despertou para as artes no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, nos fervilhantes anos de 1970, enquanto adolescente já a residir na cidade do Mondego. Aqui começou a desenvolver o seu talento, sobretudo com o mestre brasileiro Waldemar da Costa. Atualmente, Chichorro é um artista plástico consagrado e está representado em diversas coleções particulares, galerias e museus, como o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), o Museu Municipal Dr. Santos Rocha (Figueira da Foz) ou a Fundação Bissaya Barreto (Coimbra), bem como em numerosas coleções particulares. Em 1996 concluiu também o Curso Especial de Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Profissionalmente, foi professor em várias escolas secundárias, na Figueira da Foz, Porto e Leça do Balio, mantendo atividade docente até 2001, passando a residir e a ter atelier na Figueira da Foz. Este Município, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural em 2012.
Sobre o ArtSpace João Carvalho – Situado na aldeia de Gouxaria, concelho de Alcanena, o ArtSpace João Carvalho abriu portas em 2013. É um espaço diferenciador tanto pela sua arquitetura e enquadramento paisagístico, como pelo projeto de espaço cultural e, sobretudo, pela personalidade do criativo que lhe dá o nome, João Carvalho, que além de artista, diretor artístico e proprietário do Espaço, é consultor de tendências de moda na indústria dos curtumes. O ArtSpace funciona, simultaneamente, como galeria de arte com uma programação regular de artistas convidados e, ateliê de João Carvalho. O espaço conta já com mais de 20 exposições realizada, bem como, com a gravação de um videoclipe da banda portuguesa, The Gift, onde é possível assistir ao processo de construção do molde do corpo pelas mãos do próprio.