Início REGIONAL ALCANENA – Apresentação do Projeto do Serviço de Transporte a Pedido

ALCANENA – Apresentação do Projeto do Serviço de Transporte a Pedido

Decorreu, no passado dia 9 de fevereiro, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, a Sessão de Apresentação do Projeto de Transporte a Pedido no Concelho de Alcanena, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e dos Vereadores Maria João Gomez, Luís Pires e Hugo Santarém, do Secretário Executivo da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Miguel Pombeiro, da técnica da Unidade de Planeamento Estratégico e Projetos Intermunicipais da CIMT, Carla Grácio, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cláudia Cohen, da Diretora do Centro de Saúde de Alcanena, Maria José Soares, dos Presidentes das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do concelho, representantes das corporações de bombeiros do concelho e taxistas com alvará a funcionar no concelho de Alcanena.

A reunião contou, igualmente, com a presença dos Dirigentes da Câmara Municipal nas áreas de Obras Municipais, Gestão Financeira e Ação Social, assim como de técnicos do setor de Educação e do SIG – Sistema de Informação Geográfica. O projeto de Transportes a Pedido tem vindo a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com o objetivo de promover novas soluções de transporte público, adaptadas às zonas de baixa densidade populacional tendo tido início em 2013, no município de Mação.

Trata-se de um serviço de transporte público que permite dar uma resposta eficiente aos problemas de mobilidade que se verificam na região, proporcionando uma oferta de serviços de transporte coletivo em zonas com baixa densidade populacional, numa lógica de inclusão social. O Transporte a Pedido, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque pressupõem que o cliente desencadeie a viagem, contactando previamente uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

Neste contexto, está previsto o alargamento do Serviço de Transporte a Pedido ao concelho de Alcanena, estando programada a entrada em funcionamento do mesmo no próximo mês de abril de 2017. www.cm-alcanena.pt