Início CULTURA ALCANENA – Agrupamento de Escuteiro 867 – Alcanena em Inglaterra

ALCANENA – Agrupamento de Escuteiro 867 – Alcanena em Inglaterra

Um grupo de 16 escuteiros do Agrupamento 867-Alcanena, do Corpo Nacional de Escutas, (CNE) esteve uma semana em Inglaterra, no âmbito da iniciativa “O Homem Sonha…a Obra Nasce”, cujo objetivo era visitar e conhecer o local onde nasceu o escutismo, em 1907, a Ilha de Brownsea, bem como outros locais emblemáticos para o movimento escutista. Doze Pioneiros e dois Caminheiros, acompanhados por quatro dirigentes, partiram na madrugada do passado dia 8 de setembro para Londres, de onde seguiram depois de comboio para a cidade portuária de Poole, situada a 180 km a sul da capital inglesa. De Poole, os escuteiros seguiram, de barco, para a Ilha de Brownsea, classificada como reserva natural e hoje gerida pelo National Trust, entidade britânica responsável pela gestão e manutenção de parques e reservas naturais, e onde, em 1907, Lord Baden-Powell realizou o primeiro acampamento escutista da história, com vinte jovens divididos em 4 patrulhas.

A chegada a meio da tarde, após um dia intenso de viagem, foi emotiva e sentida, e vários foram os olhos marejados de lágrimas pela concretização de um sonho que demorou um ano a concretizar. Após uma caminhada ao longo do bosque, repleto de esquilos vermelhos, veados, lontras, e sempre ladeados por uma flora luxuriante, o grupo chegou, finalmente, ao mesmo local onde, há 109 anos, se fez o primeiro acampamento. E, tal como fizeram os escuteiros de então, montaram-se tendas e preparou-se um retemperador jantar que foi apreciado sob a luz das estrelas e com o som das ondas a desafazerem-se na costa. A manhã do segundo dia foi marcada por uma singela cerimónia onde foram içadas as bandeiras do Agrupamento 867, bem como do Município de Alcanena, na praça de entrada do campo escutista. Seguiu-se um raide pela orla costeira e pelos bosques para melhor conhecer a mítica ilha para os escuteiros de todo o mundo, bem como uma demorada visita ao local exato e ao memorial do primeiro acampamento.

Após a desmontagem das tendas e do almoço, ainda em campo, o grupo regressou à cidade de Poole e dali para Londres, tendo ficado instalado no South London Scout Centre, um campo escutista localizado em Sydenham Hill, a cerca de 12 km do centro de Londres. No terceiro dia, sábado 10 de setembro, o grupo seguiu para Gilwell Park, um parque escutista a cerca de 25 km a nordeste de Londres, na cidade de Chingford. Local de atividades e acampamento para escuteiros, é também o principal centro de formação internacional para dirigentes escutistas.

Após a visita, rumou-se novamente a Londres para visitar a BP House, no bairro de Westminster, que, em tempos, albergou um acervo de objetos pessoais do próprio Lord Baden-Powell. Hoje é um hostel escutista e um centro de eventos. À porta, continua a imponente estátua de BP, a saudar os visitantes. O quarto e quinto dia de visita foram destinados a conhecer os locais mais emblemáticos de Londres: O parlamento, o Big Ben, a abadia de Westminster, a Westminster Bridge, a Torre de Londres, a Tower Bridge, Trafalgar Square, Chinatown, a Catedral de S.Paulo, a plataforma 9 e ¾ da estação de Kings Cross (cenário dos filmes de Harry Potter) e várias caminhadas ao longo do Rio Tamisa. Como não poderia deixar de ser, ainda houve tempo para se degustar o tradicional Fish&Chips, prato típico daquelas paragens. No último dia, o grupo ainda teve tempo para uma viagem na London Eye, a roda gigante que permite uma vista deslumbrante sobre a cidade, e uma visita ao Observatório Real de Greenwich, local onde passa o famoso meridiano que divide o mundo entre ocidente e oriente. www.cm-alcanena.pt