É já nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, promovida pelo Centro de Ciência Viva de Alviela, em Alcanena, e inserida no âmbito do programa nacional Ciência Viva no Verão.
Esta iniciativa serve de sensibilização para a necessidade de conservação dos morcegos, com o objetivo de dar a conhecer de uma forma original e apelativa, os morcegos cavernícolas existentes nas grutas da nascente do Alviela.
Nesta ação são abordadas as características inatas destes animais, o seu modo de vida e a sua importância para o equilíbrio ecológico da região, alertando ainda para os desafios de conservação que estes animais enfrentam, desmistificando ideias preconcebidas de forma a melhorar a sua imagem e a contribuir para a sua conservação e para a conservação dos habitats e ecossistemas de que dependem.
Sabia que os morcegos comem, por noite, cerca de metade do seu peso em insetos? E que formam colónias de 1000 a 2000 indivíduos por m2?
A ‘Noite dos Morcegos’ aborda o tema dos morcegos de um modo geral, com particular enfoque para os morcegos do Alviela. O complexo de grutas que circunda a nascente do rio Alviela serve de abrigo a uma das mais importantes colónias de maternidade de morcegos cavernícolas de Portugal. Este abrigo de importância nacional concentra, entre os meses de abril e setembro, mais de 5000 morcegos de 12 espécies diferentes, nove das quais com estatuto de ameaça.
Observe em direto a vida dos morcegos cavernícolas através de câmaras de infravermelhos e acompanhe a saída destas espécies para caçar. Descubra mais curiosidades e saiba quais as espécies presentes no Alviela.
Pela proximidade deste Centro ao abrigo, foi instalado em 2003 o Observatório de Morcegos Cavernícolas, uma estrutura equipada com um sistema de videovigilância de visão noturna de alta resolução que, através de quatro postos de observação permanente instalados numa das galerias, permite a observação e interpretação, à distância e em tempo real, do comportamento das diferentes espécies de morcegos cavernícolas do Alviela.