Decorre entre os dias 10 e 14 de abril de 2018, em Alcanena, o Fórum dos Recursos Sociais do Concelho de Alcanena, uma iniciativa da Câmara Municipal, do CLAS – Conselho Local de Ação Social e da CPCJ de Alcanena, com o apoio da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, do Instituto de Apoio à Criança e do CLDS3G – Crescer e Desenvolver Alcanena. O programa terá início no dia 10 de abril, terça-feira, com a peça de teatro juvenil “Marcas Violentas – Porque Namorar não é Magoar”, pelo Grupo de Teatro Contrapalco, que será apresentada no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, às 14:30h, tendo como público-alvo jovens maiores de 14 anos.
No dia 11 de abril, quarta-feira, a partir das 14:30h, terá lugar, no Auditório do edifício dos Paços do Concelho, a sessão púbica “Equipas Municipais de Intervenção na Violência – Constrangimentos e Desafios”. A sessão de abertura contará com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, de Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança, de Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém, e de Elza Pais, Deputada à Assembleia da República (a confirmar). Após a sessão de abertura, terão lugar as seguintes intervenções:
– APAV | A Violência Doméstica no Distrito – Crianças e Jovens em Contexto de Violência
– EMIVA Alcanena | A perspetiva local na intervenção da violência
– Patrícia Fernandes | Comandante do Posto da GNR de Alcanena
Segue-se o debate e, após o final da sessão, haverá um lanche comemorativo do 5º aniversário da EMIVA.
No dia 12 de abril, quinta-feira, a partir das 10:00h, no Auditório dos Paços do Concelho, terá lugar a sessão pública “+ Cidadania + Igualdade”, cuja sessão de abertura contará com as presenças de Fernanda Asseiceira, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, de Teresa Fragoso, Presidente da CIG – Comissão para a Igualdade e Cidadania, e de Rosa Monteiro. Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade (a confirmar). Seguem-se as seguintes intervenções:
– Estratégia Nacional Portugal + Igual | João Paiva – Chefe da Equipa do Núcleo para a Promoção da Cidadania e Igualdade de Género – CIG
– Estratégia Local + Igual | Celeste Simão – Vereadora do Município de Abrantes
Às 14:00h, na Praça 8 de Maio, terão lugar atividades no âmbito do Abril Azul – Mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude.
Às 17:00h, no Auditório dos Paços do Concelho, será efetuada a apresentação dos Projetos do Orçamento Participativo Jovem (admitidos a votação).
Na sexta-feira, dia 13 de abril, às 10:00h, terá lugar, no Auditório dos Paços do Concelho, a sessão pública “A Inclusão pelo Desporto”. A sessão de abertura contará com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, do Presidente do CRIT – Centro de Recuperação e Integração Torrejano, José Faustino, e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes (a confirmar). Seguem-se, as seguintes intervenções:
– Projeto “Desporto com Sentido” | José Patrício – Presidente da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
– “Boccia, modalidade premiada” | Pedro Monserrate – Técnico Superior de Desporto do CRIT.
Após as intervenções, terá lugar um debate.
À tarde, a partir das 14:30h, terá lugar, no Auditório dos Paços do Concelho, o XV Colóquio da CPCJ de Alcanena, subordinado ao tema “Família, Escola e Comunidade: Contributos para uma cidadania ativa”. Às 18:00h, no Auditório dos Paços do Concelho, será efetuada a primeira entrega do projeto Infância Feliz. No último dia de atividades, dia 14 de abril, sábado, decorrerá, entre as 11:00h e as 18:00h, no Pavilhão Multiusos de Alcanena, um Mercado Solidário, a favor dos Municípios afetados pelos incêndios de 2017. www.cm-alcanena.pt