A Polícia de Segurança Pública já iniciou a Operação Nacional: “Festas em Segurança”, tendo desenvolvido, desde então, um conjunto de iniciativas que visam garantir uma maior visibilidade policial, incremento de uma maior dinâmica operacional e reforço da vigilância aos crimes que têm maior propensão de acontecer nesta época do ano. Paralelamente a estas acções, os meios humanos e materiais afetos ao Trânsito foram aumentados.
Desde o passado dia 14 até ao dia 21 de dezembro, comparativamente ao período homólogo de 2014, a PSP regista na sua área de intervenção um decréscimo que se cifra entre os 29% e os 40% que diz respeito à criminalidade violenta e grave e a geral respetivamente. Contribuem para este decréscimo de forma notória os crimes por furtos em residência que decresceu cerca de 50%, os furtos por carteiristas que recrudesceram mais de 40% e os furtos em supermercado e em veículos que diminuíram ambos mais de 45%.
Num comunicado enviado para a redacção da Hertz, a PSP refere que «irá continuar a reforçar de forma visível, ostensiva e ativa a segurança de todos os cidadãos, focando com especial incidência os locais de maior afluência em consequência do agendamento previsto das festas, comemorações e grandes aglomerados de pessoas nos centros das cidades. Este reforço considera igualmente o contexto atual de segurança europeia e mundial que incrementou medidas suplementares de segurança, nomeadamente ao nível de ostensividade da PSP em locais e infraestruturas de maior criticidade».