O «Protejo» – Movimento pelo Tejo, está a convidar as populações ribeirinhas a unirem-se e a participarem na Manifestação contra a poluição do Rio Tejo e afluentes, que se irá realizar dia 26 de Setembro, pelas 15 horas. O movimento pretende que os cidadãos se manifestem nos cais e praias fluviais e nos parques ribeirinhos. Esta actividade insere-se num conjunto de acções que o «Protejo» tem promovido em defesa do Tejo.
Esta manifestação tem como finalidade reivindicar junto do Governo e da Agência Portuguesa do Ambiente o cumprimento da Directiva Quadro da Água, ou seja, a garantia de um bom estado ecológico das águas do Tejo e o estabelecimento e quantificação de um regime de caudais ecológicos, diários, semanais e mensais, reflectidos nos Planos da Bacia Hidrológica do Tejo, em Espanha e em Portugal, e na Convenção de Albufeira.
É também reivindicada uma acção rigorosa e consequente da fiscalização ambiental contra a poluição, crescente e contínua, que cada vez mais devasta o rio Tejo e os seus afluentes par da realização de acções para restaurar o sistema fluvial natural e o seu ambiente, nomeadamente, a reposição da conectividade fluvial.
Início AGENDA ACTUALIDADE – «Protejo» “desafia” populações ribeirinhas a manifestarem-se pelo Tejo e afluentes