A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém liderou um consórcio composto por 49 entidades públicas e privadas, reconhecido como Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE- Mercados do Tejo, cujo plano de ação visava levar a cabo atividades inerentes à dinamização, coordenação, acompanhamento, monitorização, gestão e animação desta parceria, incluindo a sua estratégia de promoção.
Este plano incidiu na valorização do Tejo como agente percursor da estratégia de desenvolvimento económico de um território alvo, tendo como fator chave o seu potencial turístico diferenciado e de excelência. Relançando o papel do Rio Tejo como eixo estratégico de dinamização e elemento identitário da região, este plano englobou um conjunto diversificado de atividades inovadoras, tendo o seu foque temático no Turismo e Lazer com Sustentabilidade Ambiental.
Embora com um potencial irrefutável, esta região possuía um handicap na estruturação de oferta de produtos e serviços, pelo que o desafio de criação de uma rede integrada foi desde logo colocado no plano. Também a ausência de uma marca identitária também constituiu um desafio. Assim, com o envolvimento dos parceiros, com todas as dinâmicas estabelecidas, a NERSANT criou a marca VIVER O TEJO – Turismo, Cultura e Animação, que tem vindo a dinamizar com o objetivo de despoletar a criação de pólos de atratividade que, aliados à preservação e valorização do património natural histórico e humano promovessem o crescimento económico, colocando em prática uma estratégia de valorização económica deste recurso endógeno, Rio Tejo, com identidade e especificidade.
A dinamização desta marca, inserida na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Mercados do Tejo, está agora explicada numa brochura editada pela NERSANT e que aborda, para além das principais ações do Provere, a estratégia de marketing da marca VIVER O TEJO, dando a conhecer a importância de criação do portal, bem como as rotas e pacotes turísticos disponibilizados pelo mesmo.
De referir que em termos de enquadramento territorial esta estratégia foi levada a cabo em Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, no Médio Tejo; Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, na Lezíria do Tejo; e Gavião, no Alto Alentejo.
Os interessados em obter esta publicação, podem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.