ACTUALIDADE – NERSANT contribui para aumento das exportações no Ribatejo

ACTUALIDADE – NERSANT contribui para aumento das exportações no Ribatejo

As empresas da região do Ribatejo têm-se destacado do panorama nacional no que diz respeito às exportações. Em 2014, as exportações de bens e serviços na região do Ribatejo para o mercado externo cresceram 5,6% face a 2013, enquanto a nível nacional esse aumento foi de apenas 1,7%. A NERSANT tem contribuído para este crescimento. Em 2014 cerca de 15% das sociedades da região do Ribatejo eram empresas exportadoras, o que representa um aumento de mais de 30% face ao número de empresas exportadoras em 2013. A NERSANT analisou os dados destas empresas referentes à exportação entre 2013 e 2014, comparando-os com os valores nacionais, o que permitiu concluir que as nossas empresas estão fortemente orientadas e preparadas para o desafio da exportação e que com o apoio do Portugal 2020, poderemos reforçar esta aposta.

Apesar de o volume de negócios ter baixado 1,22% nas empresas exportadoras ribatejanas, verificou-se que neste mesmo período, o peso das exportações no total do seu volume de negócios teve um crescimento de 6,86%, o que significa que as empresas do Ribatejo estão muito empenhadas na abordagem a mercados externos. As exportações representaram em 2014, 27,6% do total do volume de negócios destas empresas. No total, este empenhamento das empresas do Ribatejo aos mercados externos resultou num crescimento das exportações de bens e serviços da região entre 2013 e 2014, na ordem dos 5,6%, número bastante mais elevado que a média nacional, que no mesmo período, apenas registaram crescimento das exportações de 1,7%.

Os números apresentados demonstram que as empresas da região estão a responder positivamente aos desafios da economia portuguesa, para além de confirmar que os nossos produtos e serviços são competitivos no mercado global, tendo tido a NERSANT um importante papel nessa orientação, fruto do relacionamento de proximidade, conhecimento e apoio que dá às empresas da região. De referir que a região do Ribatejo possui 1815 empresas exportadoras (cerca de 15% do total), que empregam 43% do número de trabalhadores total da região. Das empresas exportadoras ribatejanas, 435 exportam mais de 50% do seu volume de negócios.