As empresas participantes no Agribusiness – Encontro Internacional de Negócios do setor Agroindustrial que o AgroCluster e a NERSANT realizaram há cerca de duas semanas, estão visivelmente satisfeitas com o evento. A organização reuniu alguns comentários que atestam o sucesso do encontro.
Adriano Carapeto, da empresa Terra Gourmet do Reino Unido, participou pela segunda vez no Agribusiness. “Não podemos deixar de agradecer a oportunidade de participar neste evento, que nos facultou o acesso a novos produtos e ao contacto direto com empresários que evidenciaram criatividade, capacidade de inovar e dinamismo”, revelou o empresário, acrescentando que, em relação à primeira edição do evento, os empresários portugueses “estão mais estão mais sensibilizados e atualizados para as exigências dos mercados de exportação o que representa uma mais-valia para os produtos e marcas que representam”.
O mesmo grau de satisfação é visível nas empresas portuguesas. Beatriz Caseiro, responsável de exportação da empresa Leonor Concept, Lda., também elogiou o evento, afirmando que “o mesmo conseguiu trazer um leque de possíveis clientes bastante interessantes e interessados nos produtos portugueses Dona Caetana e Solgrattus”, marcas da empresa. No caso desta empresa portuguesa, o encontro internacional foi mesmo uma “agradável surpresa”. “Encontrámos no Agribusiness o dono de uma empresa com quem já havíamos reunido no Vietname, mas com um purchase manager. Isso alavancou a nossa relação comercial”, revelou Beatriz Caseiro. A empresa Divinis foi representada por Ricardo Santos, que referiu que “a participação no evento Agribusiness foi uma oportunidade para a empresa, possibilitando o contato com compradores internacionais que demonstraram interesse nos produtos apresentados e degustados.” O empresário classificou “como muito positivo” nesta edição do evento, a possibilidade de degustação dos vinhos no local. Também a Agro-Graça repetiu “a experiência positiva da 1.ª edição do Agribusiness”.
De referir que os participantes no Agribusiness 2016 fizeram negócios de mais de 3 milhões de euros durante o encontro promovido pelo AgroCluster Ribatejo e pela NERSANT. No total, durante os três dias do encontro, foram realizadas mais de 600 reuniões de negócios entre os empresários de 11 diferentes mercados e os produtores da fileira agroalimentar portugueses. No Agribusiness 2016 participaram importadores provenientes da Alemanha, Angola, Argélia, Brasil, Canadá, França, Índia, Roménia, Reino Unido, São Tomé e Príncipe e Vietname.