ACTUALIDADE – Divulgadas ideias de negócio vencedoras do EmpreEscola

ACTUALIDADE – Divulgadas ideias de negócio vencedoras do EmpreEscola

A NERSANT levou a efeito no CNEMA, em Santarém, onde está a decorrer a Feira Empresarial da Associação, a sessão de encerramento do EmpreEscola – Empreender no Ensino Secundário, onde foram divulgadas a ideias de negócio vencedoras da Lezíria do Tejo.
O dia 08 de junho foi integralmente dedicado ao empreendedorismo escolar. Da parte da manhã, os alunos da Lezíria do Tejo participantes neste projeto da associação, apresentaram as suas ideias de negócio perante um júri que as avaliou tendo em conta critérios como a inovação e criatividade, potencial de mercado, viabilidade económica, grau de desenvolvimento, qualidade de apresentação e trabalho de equipa.
Após reunião do júri para avaliação das ideias, foram atribuídos os Melhor Trabalho de Equipa, Ideia Mais Inovadora e Melhor Ideia Empresarial, para além de um prémio que não estava previsto mas que devido à qualidade das ideias apresentadas, se decidiu atribuir na área de sustentabilidade.
Da parte da tarde, a NERSANT levou a cabo a cerimónia de encerramento do EmpreEscola, onde os premiados foram divulgados publicamente. O prémio Sustentabilidade foi atribuído ao projeto FOR – FUTURE OF RECYCLE, ecoponto doméstico inteligente, adaptável em termos de capacidade em função das necessidades do utilizado, da Escola Profissional de Rio Maior.
O Melhor Trabalho de Equipa foi atribuído ao projeto FUTURE SHARKS, da Escola Secundária de Benavente, que trabalhou na criação de um site/plataforma para encontrar o presente ideal, baseado na identificação das características da pessoa a quem se destina o presente, utilizando o método revolucionário da “hashtag”. A Ideia Mais Inovadora coube ao projeto TERCEIRA AJUDA, da Escola Secundária de Coruche, e resume-se à criação de uma pulseira com SOS e GPS direcionadas para Idosos, desportistas e crianças (Chamadas de Helpings). A Melhor Ideia Empresarial da Lezíria do Tejo foi atribuída ao projeto HSG – HYDROPONIC SOLAR GROWTH, da Escola Profissional de Rio Maior, que consiste num produto para o cultivo de plantas, direcionado para o mercado gourmet e baseado na autossustentabilidade.
A Presidente da Direção da NERSANT, que presidiu a esta cerimónia, destacou a importância da dinamização dos projetos de empreendedorismo escolar da NERSANT, revelando que esta é uma preocupação da associação há largos anos. Para além disso, congratulou as equipas vencedoras, mas afirmou que, neste tipo de iniciativas, “somos todos vencedores, uma vez que todos ficam a ganhar com este projeto de empreendedorismo. Todos ficam melhor preparados para encarar o mercado de trabalho”, revelou Salomé Rafael, que disse ainda que ser empreendedor não é necessariamente ser empresário. “Pode-se ser empreendedor trabalhando por conta de outrem”, referiu.
Este ano, e por opção da NERSANT, foram atribuídas distinções às escolas da Lezíria e do Médio Tejo. A sessão de encerramento do projeto no Médio Tejo aconteceu no final de maio, nas instalações da NERSANT em Torres Novas, onde várias escolas mereceram reconhecimento.
A criação de uma app – TN Travel -, na qual é possível visualizar pontos turísticos e pontos de interesse da cidade de Torres Novas, garantiu à escola Profissional de Torres Novas o Melhor Trabalho de Equipa, enquanto que a Ideia Mais Inovadora foi atribuída à Escola Básica e Secundária de Mação, pelo projeto MACINNOVATION, que criou uma touca adaptável com um sistema de som incorporado para proporcionar a todos os atletas e amantes dos desportos aquáticos, a possibilidade de, por exemplo, ouvir rádio enquanto praticam o se desporto.
O projeto FERTALCUME, da Escola Secundária de Alcanena, foi a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo e tem como objetivo explorar o aproveitamento, como fertilizante, de um resíduo não curtido da indústria dos curtumes, as raspas verdes.