O General Humberto Delgado fundou a TAP a 14 de março de 1945 e os 72 anos da transportadora nacional, foram comemorados da melhor forma no Hangar 6 da empresa no Aeroporto de Lisboa. Fernando Pinto anunciou que os aviões da frota da companhia vão ter o nome e a gastronomia dos 18 distritos e das duas regiões autónomas nacionais- Açores e Madeira. O novo programa da TAP batizado “De braços abertos” vai assim homenagear Portugal e, Fernando Pinto reservou o batismo dos recém-chegados aviões da TAP Express – a empresa regional – que deixam de ter nomes de pássaros da antiga Portugália; para passarem a ostentar no “nariz” o nome dos distritos e regiões autónomas. “Cada voo da TAP será uma verdadeira experiência de Portugal”, anunciou Fernando Pinto, presidente da companhia aérea. “Vamos colocar produtos de todas as regiões” e mais o sabor dos produtos nacionais aterra na nossa “TAP”, que já serve vários milhares de produtos nacionais a bordo, como por exemplo os vinhos portugueses “ os melhores do mundo” os sumos nacionais a nossa água engarrafada, os nossos refrigerantes, o nosso café português, e a nossa cerveja.
Quanto a garrafas de vinho nacionais, contaram-se mais de um milhão de litros, precisou Fernando Pinto. “Nenhuma outra companhia aérea foi ou será mais portuguesa do que a TAP. É a nossa empresa, é o nosso orgulho”, reforçou o presidente Fernando Pinto. E neste dia de festa para reforçar o que comunicou aí estavam as diversas gastronomias gastronómicas do país, desde a confraria do Cabrito estonado de Oleiros, do Chícharo de Alvaiázere, da Lampreia de Penacova, do bacalhau de Ilhavo, da Marmelada de Odivelas, num total de 28 confrarias gastronómicas e, para animar o cante alentejano canção património imaterial da Unesco com 150 alentejanos a cantar os parabéns à TAP e pela primeira vez, foi feita uma projeção de vídeo mapping num avião TAP.
A TAP é a Companhia de Portugal e dos portugueses e passou a ser, a única companhia aérea que leva nos seus aviões os nomes dos nossos distritos e regiões autónomas. Assume-se assim, uma vez mais, como promotora do País e das suas regiões, colaborando na promoção e divulgação dos distritos e da sua cultura, gastronomia e património, e estreitando a relação com as populações de cada um dos distritos. Como embaixadora de Portugal para onde voa e há 72 anos a TAP registe-se, no seu sistema de entretenimento a bordo disponibiliza todos os meses cinema português e vídeos promocionais dos diversos destinos turísticos nacionais, procurando despertar nos passageiros a vontade de conhecer Portugal. Adicionalmente, o programa Stopover oferece aos passageiros a possibilidade de fazer uma paragem em Lisboa ou no Porto de 24, 48 ou 72 horas sem qualquer custo adicional. Por fim, até o plano de renovação da frota que está atualmente em curso envolve uma forte aposta num serviço de qualidade e português, e num design que destaca as cores da bandeira portuguesa – as mesmas da TAP. Conta com uma frota que voa para 84 destinos na Europa, América e África. Financeiramente ultrapassaram-se períodos difíceis, o último dos quais entre 2014 e 2015, que juntos representam 145 milhões de euros de perda, os resultados positivos regressaram no ano passado, com um ganho de 34 milhões de euros. A ajudar as contas está a venda da empresa, em 2015, ao consórcio privado Atlantic Gateway liderado por Humberto Pedrosa e David Neeleman. O Estado entretanto regressou à maioria do capital, mas a gestão mantêm-se privada. António Freitas