No ano de 2021, o Serviço de Atendimento à Vítima de Abrantes atendeu 147 casos de violência doméstica, mais 99 do que no ano de 2020, sendo que 23 atendimentos se reportaram a novos casos e 124 a acompanhamento de casos já reportados. Os dados foram divulgados pela Vereadora responsável pela área da Ação Social e constam do relatório de atividades do ano de 2021 da REIVA – Rede Especializada de Intervenção na Violência de Abrantes, na qual este serviço se integra, apresentado na reunião de Câmara de 22 de fevereiro. Raquel Olhicas salientou o significativo aumento de pedidos de ajuda, que se intensificou com a situação de confinamento e de convivência permanente das vítimas com os agressores, adiantando tratar-se de “uma situação emergente que carece de uma resposta imediata e mais incisiva”. A autarca fez ainda notar que há cada vez mais homens vítimas de violência doméstica, mas que não procuram apoio, facto que está a merecer a atenção deste serviço. A estatística presente no referido relatório assinala 20 vítimas do sexo feminino e 3 do sexo masculino. Embora maioritariamente exercida sobre mulheres, atinge também, direta e/ou indiretamente, crianças, idosas e outras pessoas mais vulneráveis. Para além do atendimento presencial, este serviço realiza campanhas de prevenção e combate à violência doméstica, incluindo junto das comunidades educativas em parceria com o Serviço de Promoção da Cidadania e Igualdade de Género e com a colaboração das Forças de Segurança – Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, neste caso realizando ações especificas de sensibilização sobre prevenção de violência no namoro, prevenção de Bullying e Igualdade de Género.
O Serviço de Atendimento à Vítima de Abrantes encontra-se em processo de certificação para integrar a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, sob a tutela da CIG-Comissão para a Cidadania e a Igualde de Género. Está também envolvido na Estratégia Integrada de Intervenção para a Área da Violência Doméstica e de Género no Médio Tejo – Projeto “Maria”. Por já possuir estrutura municipal organizada, é um dos mentores deste projeto. A REIVA existe desde 2013, funcionando através de uma rede colaborativa que envolve vários parceiros, facilitando a articulação de soluções eficazes de encaminhamento e apoio às vítimas. O Serviço de Atendimento à Vítima faz atendimento nas instalações da Câmara Municipal e na Associação Vidas Cruzadas, sendo constituído por uma equipa técnica qualificada nas vertentes psicológica e social e com a formação de Técnico de Apoio à Vítima. De há um ano a esta parte foi disponibilizado um “botão de ajuda” que pode ser encontrado na aplicação para telemóvel Abrantes 360 Mobile permitindo ser acionado para denunciar casos de violência doméstica. Esta funcionalidade tem como objetivo facilitar o contacto com o Serviço de Atendimento à Vítima sem que a pessoa agredida tenha que escrever obrigatoriamente qualquer mensagem ou falar. O botão de ajuda está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.